O 1º discurso de José Serra como candidato do PSDB

O 1º discurso de José Serra como candidato do PSDB

Jose Roberto de Toledo

12 de junho de 2010 | 13h24

Como de hábito nos discursos dos candidatos a presidente, “Brasil” foi a palavra mais citada por José Serra, nada menos do que 34 vezes, além de 19 “brasileiros”. Foi durante a formalização de sua candidatura à Presidência, na convenção nacional do PSDB, nestes sábado em Salvador.

Serra fez um discurso motivacional, para a militância, em que ele empregou a expressão “vamos” com enorme frequência (18 vezes). Abusou de palavras que pretendem transmitir confiança, como por exemplo “acredito” (12 vezes). Além de combiná-las como em “vamos juntos à vitória”. Esse tom mostrou-se necessário em um momento da campanha no qual sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT), empatou com ele nas pesquisas.

Clique na imagem abaixo para ver a “nuvem” das palavras mais citadas pelo tucano.

Screen shot 2010-06-12 at 12.51.06

Serra associou “governo” (12 vezes) a “maioria” (10), além de citar muitas vezes “democracia” (7 vezes) e “estado” (7). Tudo isso para tentar mostrar uma diferenciação do que seria um governo do PSDB em comparação ao que é um governo do PT. A mensagem por trás das palavras é que ele seria mais democrático do que a rival.

Em relação aos termos com carga temática de campanha, não houve um destaque especial. Os mais citados foram “família/s” (10 vezes), “social” (6), “dinheiro” (5), “saúde” (5), “educação” (4), “justiça” (4), “oportunidades” (4) . Sem contar as 5 menções às várias “bolsas” (família, educação, escola) que viraram programas assistenciais do governo federal.

A palavra “Brasil” foi empregada para formar seu slogan de campanha apenas três vezes: “pode mais” ou “pode muito mais”. Mas a mesma ideia foi repetida inúmeras vezes em expressões como “fazer para que o nosso Brasil”, ou “por fazer”.

O discurso empregou 4.589 palavras, das quais 1.150 foram distintas. Essa taxa de repetição é indicativa de um léxico de uma pessoa que tem nível superior de escolaridade.

Para saber em que contexto cada palavra foi citada por Serra, clique na imagem abaixo e, na nova página que abrir, substitua “Brasil” pela expressão que quer ver.

B28b3d64-763c-11df-816f-000255111976Blog_this_caption

Tudo o que sabemos sobre:

2010discursoeleiçãoSerra

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: