Nada bateu o coeficiente de correlação de "Steve Jobs" com "Microsoft": 0,8, em um máximo de 1. Em segundo lugar ficou a dupla "Steve Jobs" x "Windows", com 0,79. O produto criado por Jobs mais associado a seu nome foi o "iPhone" (0,75), seguido de termos mais genéricos, como "software" (0,73), ou conceitos que Jobs manejou com excelência, como inovação (0,72) e design (0,71).
Também fica claro na comparação dos gráficos que os produtos de consumo criados por Jobs, como o iPhone, o iPad e até mesmo o iPod têm uma associação muito mais frequente ao seu nome do que aquilo que o projetou no mundo digital em primeiro lugar: os computadores Macintosh. Não é à toa que a Apple tirou o Computer do nome.
O que essas comparações mostram é que no Twitter, pelo menos em casos nos quais há forte concorrência, a oposição de duas ideias, marcas, pessoas e conceitos é mais forte do que as associações positivas. Para os tuiteiros, Jobs foi, antes de mais nada, o anti-Bill Gates, o anti-Windows.
Quando a correlação entre dois termos é forte -isto é, quando ambos são citados na mesma nota com frequência- o gráfico tende a mostrar uma linha de tendência diagonal (em azul). Se a correlação for positiva, a linha sobe; se for negativa, cai. Quando não há correlação, a linha tende a ser horizontal ou próxima disso.
Pode-se classificar os resultados pelo coeficiente de correlação. Ele varia de -1 a +1, e quanto mais perto das extremidades, mais forte a correlação, ou seja, mais associadas estão as duas palavras/expressões. Para que se possa dizer que há uma correlação entre os dois termos pesquisados é necessário que o coeficiente seja menor do que -0,5 ou maior do que +0,5, pelo menos. Um coeficiente de 0,8 indica uma correlação positiva (quanto mais um termo aparece, mais o outro aparece também) mais forte do que um coeficiente de 0,62, por exemplo.
Quem quiser repetir o experimento ou testar as suas próprias correlações, pode fazê-lo no site onde o pesquisador Scott Golder hospedou a base de milhões de notas publicadas no Twitter e criou mecanismos gráficos para analisá-las.
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