Na média das pesquisas, Dilma abre oito pontos sobre Serra

Na média das pesquisas, Dilma abre oito pontos sobre Serra

Jose Roberto de Toledo

14 de agosto de 2010 | 03h57

Com os quatro principais institutos finalmente concordando sobre a liderança de Dilma Rousseff (PT), a petista abriu 8 pontos percentuais sobre José Serra (PSDB) também na média móvel das pesquisas: 41% a 33%.

Marina Silva (PV) tem 9%, na média. Os demais candidatos não pontuaram em suficientes sondagens. O cálculo inclui a mais recente pesquisa divulgada, do Datafolha, e as anteriores, do Ibope e Sensus.

Screen shot 2010-08-13 at 21.34.03

Desde meados de maio a média das pesquisas vem apontando que a curva de Dilma ultrapassara a de Serra, embora a distância entre ambos tenha se mantido dentro da margem de erro até o final de julho.

Em agosto, a liderança isolada ficou caracterizada. A diferença média em favor da petista passou de 4 para 5 pontos (após o Sensus), foi a 7 pontos (pós-Ibope) e agora chegou a 8. É sinal do crescimento da identificação de Dilma com o presidente Lula por mais eleitores.

Com o início do horário eleitoral na terça-feira, a petista terá quase 50% a mais de exposição diária que seu principal adversário. Dilma está a 3 pontos de uma potencial vitória no 1º turno.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.