Marina empata com Dilma e Serra entre mais escolarizados, segundo o Datafolha

O Datafolha publicou o relatório da pesquisa feita nesta segunda-feira. Eis as mudanças mais interessantes:

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

1) Marina Silva (PV) cresceu 6 pontos no eleitorado de nível superior e empatou com Dilma Rousseff (PT), que caiu 7. Tecnicamente, os três estão empatados: José Serra (PSDB) tem 34%, Marina chegou a 30% e Dilma caiu para 28%.

PUBLICIDADE

2) A queda de Dilma ocorreu em todos os segmentos de escolaridade e renda, o que indica um refluxo da onda vermelha. Uma variação negativa de 2 pontos no eleitorado que estudou até o ensino fundamental tem um peso maior do que de 7 no nível superior. Está dentro da margem de erro, mas a consistência do movimento em todos os estratos sugere uma queda de fato.

3) Serra caiu 4 pontos no segmento que ganha de 5 a 10 salários mínimos (SM), e está tecnicamente empatado com Marina nesse eleitorado: Dilma tem 36%, Serra tem 30% e Marina tem 26%. Como o tucano ganhou 2 pontos no segmento anterior (renda de 2 a 5 SM) e 3 pontos no seguinte (+ de 10 SM), ficou estável na média geral.

4) As mulheres foram as principais responsáveis pela queda de Dilma no Datafolha: menos 5 pontos. Se Dilma não se eleger no primeiro turno, será por causa do voto feminino. Ela tem 51% entre os homens (55% dos votos válidos masculinos) e 42% entre as mulheres (48% dos válidos femininos).

5) Debate da Record foi visto, ao menos em parte, por 22% dos eleitores; a audiência foi maior entre quem vota em Marina do que entre quem vota em Serra ou em Dilma.

Publicidade

Será interessante comparar esses resultados com os dos demais institutos, que fazem pesquisa domiciliar, e checar se as tendências (senão os números) se confirmam.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.