Em Minas, tendências apontam eleição de Anastasia no 1º turno

Jose Roberto de Toledo

27 de setembro de 2010 | 00h01

Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo concluída no sábado aponta eleição de Antonio Anastasia (PSDB) ainda no primeiro turno, com 57% dos votos válidos. Mais do que a diferença que o separa de Hélio Costa (PMDB), que chega a 40% dos válidos, é a curva de ambos que indica eleição em um turno só.

O governador tucano, que assumiu o cargo quando Aécio Neves (PSDB) renunciou para disputar o Senado, está em ascensão no Ibope, enquanto seu principal adversário estacionou no atual patamar há um mês. Até antes do início do horário eleitoral, o ex-ministro das Comunicações de Lula liderava a corrida.

Depois que a propaganda eletrônica deixou claro para a maioria dos mineiros que Anastasia é o candidato de Aécio, o tucano subiu e o peemedebista caiu. No gráfico, fizeram um “X” que apenas uma surpresa de última hora poderia desfazer. No total de votos, Anastasia subiu de 42% para 46% nos últimos três dias, enquanto Costa oscilou de 34% para 33%.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores em 113 municípios mineiros entre 23 e 25 de setembro. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foi registrada no TSE com o protocolo 31796/2010.

Tudo o que sabemos sobre:

2010eleiçãoibopeMGpesquisa

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.