Dilma abandona passividade para tentar motivar militância

Dilma Rousseff (PT) partiu para o ataque a José Serra (PSDB) no debate da Band principalmente para recuperar o ânimo da militância do PT, abatido pela não-vitória no primeiro turno. O objetivo ficou evidente pela utilização de muitos trechos do debate durante o programa eleitoral da petista nesta segunda-feira.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Mas a nova atitude de Dilma marca uma outra diferença, mais sutil. Ela deixou de se comportar como quem, na definição de Lula, estava ganhando de 2 a 0 e só precisava esperar o jogo acabar. O partir para o ataque é sinal de que os petistas mudaram seu cenário eleitoral. Trabalham agora como se a eleição estivesse aberta, sem favoritos, e que, portanto, precisa ser ganha.

PUBLICIDADE

Eles estão certos nisso: a eleição está indefinida. A vantagem aparente de Dilma no Datafolha é uma garantia menor de vitória do que era sua margem no primeiro turno. Ou seja, não é garantia nenhuma.

Além disso, os petistas parecem estar convencidos de que sua candidata foi bem no debate. Ao ponto de confirmar a presença da Dilma no próximo confronto com Serra, marcado para este domingo, na RedeTV!. Resta saber se os eleitores concordam com essa avaliação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.