Datafolha deve divulgar nova pesquisa no sábado

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A próxima pesquisa sobre a sucessão presidencial deve ser publicada nesta sábado. O Datafolha registrou ontem pesquisa sobre a eleição presidencial na Justiça eleitoral, sob o protocolo 4080/2010. Os pesquisadores estão em campo nesta quarta e quinta. A amostra prevista é de 2.600 entrevistas em 144 municípios, com dois pontos percentuais de margem de erro. Quem contratou a pesquisa foi a empresa Folha da Manhã, que edita os jornais Folha de S.Paulo e Agora.

PUBLICIDADE

O Datafolha mantém dois candidatos tucanos nos cenários da pesquisa, tanto no primeiro quanto no segundo turnos: José Serra e Aécio Neves. Além de pesquisar a intenção de voto e a popularidade do governo Lula, o instituto pergunta aos eleitores sobre a importância de dois programas do governo federal (Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida), e quais candidatos a presidente devem, na opinião do eleitor, manter esses programas.

O Datafolha pergunta aos eleitores se eles já ouviram falar do PAC, quão informados estão sobre o programa e o que significa a sigla.

Finalmente, há uma questão que pode ou não ser "carona" na pesquisa presidencial. Ela questiona os entrevistados sobre a origem e o desenvolvimento dos seres humanos: se foram criados por Deus há cerca de 10 mil anos, se se desenvolveram há milhões de anos com ou sem a ajuda de Deus.

Será interessante ver o cruzamento dessas respostas com a intenção de voto para presidente, especialmente com os eleitores de Marina Silva (PV), que é evangélica pentecostal. A pesquisa também indaga sobre a religião dos eleitores.

Publicidade

Todos os dados citados nesta nota são públicos e podem ser vistos no site do Tribunal Superior Eleitoral. Clique aqui para ver a íntegra do questionário da pesquisa Datafolha registrado no TSE (clique primeiro em 4080/2010; na nova página, desça até o final e procure o link "clique aqui para baixar o questionário").

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.