As 50 palavras mais faladas por Dilma e Serra na Band

O que define os candidatos é o que os diferencia, não os lugares-comuns. Assim, vale a pena procurar nas nuvens abaixo (clique na imagem para ampliá-la) as palavras que um falou mais do que outro ou, de preferência, o que só um falou a ponto de aparecer entre as 50 mais ditas.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

"Governo", por exemplo, é uma palavra muito repetida por ambos porque cabe em várias acepções. José Serra (PSDB) costuma usá-la como sinônimo de administração, como em "governo Lula" ou "governo anterior". Além disso, a palavra aparece nas menções aos governos estaduais.

PUBLICIDADE

Dilma Rousseff (PT) também emprega a palavra com frequência, muitas vezes para enfatizar a ligação com seu principal cabo-eleitoral, o presidente Lula, em expressões como "nosso governo". Mas, para nenhum dos presidenciáveis, a repetição de "governo" é reveladora -salvo o desejo manifesto de chefiá-lo.

"Brasil", no contexto das falas dos candidatos, também é um lugar-comum.

DILMA

"Candidato" e "Serra" foram duas necessidades do discurso de Dilma. Sem elas, seria impossível para a petista empregar o tom incisivo que empregou contra o adversário. A petista tentou acuar o rival, por exemplo, tentando associá-lo a "privatização" da "Petrobras" e do "pré-sal".

Publicidade

Dilma também tem suas manias. Adora explicar, com a ajuda de um "porque" aqui e ali. Tanto quanto gosta de cifras: "mil" e "milhões" nunca faltam em seu discurso. Outra constante, mas que apareceu menos em sua boca neste debate foi "Lula".

A petista evitou falar diretamente de "aborto", mas tangenciou o tema ao mencionar várias vezes "mulheres" e de "campanha" de "ódio". Faltou bastante de "segurança", um tanto de "saúde" e menos de "educação" -uma palavra que usou quatro vezes, sempre associada a "qualidade".

O verbo chave da noite acabou fora da nuvem, porque Dilma só usou-o quatro vezes: "tergiversar" e suas conjugações. Sempre comentando as respostas do rival.

...

SERRA

Publicidade

Depois de "governo", a palavra mais repetida por Serra é "relação". Não, não se trata de discutir o relacionamento com ninguém. É um vício de linguagem. Durante o debate da Band, o tucano falou 15 vezes "em relação a..." Podia ser de "PT" a "cocaína", passando pelos "genéricos", Serra relacionou de tudo.

No grupo de palavras com número intermediário de citações destacam-se "Dilma", "Lula" e "PT". As diferentes menções aos adversários refletem as críticas e acusações feitas e rebatida pelo tucano.

Em palavras relacionadas ao seu tema predileto, "saúde", Serra falou muito de "santas casas" e de "aborto", um assunto quente neste segundo turno. Como mandam as pesquisas, falou também de "educação" e de "segurança".

E, provocado pela adversária, falou bastante da "Petrobrás" e de "banco(s)", embora tenha evitado associar essas duas palavras com privatização.

OBS: Nesses gráficos não aparecem as palavras mais comuns da língua portuguesa com até três letras, como "eu". Os algarismos também ficam de fora.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.