2010 = 2006? Depende mais de Serra do que de Dilma

Lá e cá surgem especulações sobre a possibilidade de haver segundo turno nesta eleição, como houve em 2006. Tudo se baseia na semelhança da fotografia da eleição tirada no começo de setembro nos dois anos. E na comparação do escândalo dos aloprados (2006) com as violações de sigilo fiscais de tucanos (2010).

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Essas são as semelhanças. Mas há algumas diferenças importantes: o ritmo de crescimento da economia e o percentual de aprovação do governo, para ficar apenas no pano de fundo.

Também as curvas de intenção de voto descritas pelos candidatos a presidente há quatro anos e agora são distintas. Abaixo, uma comparação das pesquisas presidenciais do Ibope em 2006 e em 2010.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A trajetória de Geraldo Alckmin (PSDB) em 2006 mostra uma recuperação do tucano assim que a propaganda eleitoral começou na TV e no rádio. Sua curva foi se inclinando e chegando mais perto da de Lula à medida que a eleição se aproximava. O movimento começou bem antes de o escândalo dos aloprados vir à tona. Acabou por haver segundo turno.

A curva de José Serra (PSDB) em 2010 é descendente. A queda se acentuou após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio. Por esta data, as curvas dos dois tucanos parecem se encontrar, mas com vetores distintos.

Levando-se em conta o ritmo de recuperação de Alckmin em 2006, Serra precisaria reagir rapidamente nas pesquisas para conseguir levar a eleição para o segundo turno.

Publicidade

Dilma Rousseff (PT) em 2010 tem uma trajetória eleitoral mais dramática do que Lula em 2006. Sua ascensão recente foi mais rápida e atingiu um patamar ligeiramente superior ao do seu padrinho político.

Em votos válidos, sua margem é um pouco mais confortável para uma vitória no primeiro turno do que era a de Lula em 2006. Mas ainda não se pode avaliar se haverá estrago em sua imagem pelo caso das violações dos sigilos fiscais.

Será interessante acompanhar a evolução das curvas de Dilma e Serra nas próximas duas semanas e compará-las com as de Lula e Alckmin. O que o gráfico mostra é que a repetição do cenário de 2006 depende mais de um esforço de reversão de tendência por parte de Serra do que de um tropeço de Dilma.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.