PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Análise e bastidores de política e economia

Plano de segurança terá três eixos principais

Por Vera Magalhães
Atualização:

A minuta do plano nacional de segurança pública que será apresentada nesta sexta-feira é baseada em três eixos principais: combate aos homicídios e à violência contra a mulher, melhora do sistema penitenciário é combate aos crimes nas fronteiras.

PUBLICIDADE

O que será apresentado em reunião no Palácio do Planalto ainda não é a versão final do plano, que deverá seguir agora para uma fase de sugestões dos Estados.

O presidente Michel Temer deverá anunciar a liberação de recursos para a racionalização do sistema penitenciário.

Não é a primeira vez que um governo adota um plano de segurança como forma de tentar uma agenda positiva para o país. Os anteriores não saíram do papel.

O plano vem sendo gestado desde maio. Devem ser apresentadas nesta sexta estatísticas nacionais de homicídios e crimes contra a mulher.

Publicidade

O governo vai propor a unificação de procedimentos policiais para tentar reduzir esses crimes.

Temer aproveitará a reunião, para a qual foram convidados os presidentes da câmara e do Senado e a presidente do STF, para pregar a harmonia entre os três Poderes.

Nos últimos dias, houve uma série de incidentes contrapondo o presidente do Senado, Renan Calheiros, ao Judiciário. Ele também se indispôs com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, por conta da Operação Métis, cumprida pela Polícia Federal, que resultou na prisão de quatro agentes da Polícia Legislativa do Senado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.