PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Análise e bastidores de política e economia

Coluna: Na ONU, nada de acusar o 'golpe'

Por Vera Magalhães
Atualização:

Michel Temer foi aconselhado a passar o mais longe possível da armadilha de responder ao discurso do "golpe" na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira. A avaliação no governo é que, depois da visita à China, se dissipou qualquer dúvida sobre a legalidade do impeachment de Dilma Rousseff.

PUBLICIDADE

Assessores do Itamaraty e ministros que participaram da discussão sobre o discurso aconselharam que a fala não tenha nem menção explícita à troca de comando no Executivo, mas Temer manifestava dúvida se não haveria necessidade de "fechar" esse capítulo. Se prevalecer esse caminho, será de forma breve, para dizer que o impeachment se deu de acordo com os preceitos constitucionais.

O presidente exaltará o pleno funcionamento da democracia no país e o "vigor" das instituições, mas apenas como pano de fundo de seu discurso -- que será proferido em português, e voltado principalmente para a economia.

Temer dirá que o país precisa acelerar seu desenvolvimento e está pronto a receber investimentos e fazer parcerias. Fará um compromisso com a retomada do crescimento e do equilíbrio das contas públicas e tentará mostrar que está se criando um ambiente de  segurança jurídica para negócios no país.

No plano internacional, o presidente falará sobre a preocupação com a questão dos refugiados. Mas não vai abordar temas espinhosos, como a eleição norte-americana, nem bater na tecla da antiga postulação brasileira de ter uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Publicidade

  • Coluna publicada em 19/9 no Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.