PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A disputa eleitoral nas redes sociais

Facebook altera diretrizes de distribuição de conteúdo político no Brasil

Meta passa a dar menos ênfase a comentários e compartilhamentos como critério de alcance

Foto do author Levy Teles
Por Levy Teles
Atualização:

O grupo Meta atualizou as diretrizes de distribuição de conteúdo no Facebook nesta quinta-feira, 7, e passou a dar menos ênfase a comentários e compartilhamentos para determinar a distribuição de conteúdo político na rede social no Brasil. A medida vem após um período de respostas de usuários feitas em testes conduzidos desde o ano passado.

PUBLICIDADE

O feed, linha do tempo em que conteúdos são expostos aos usuários na plataforma, é definida a partir de um algoritmo desenvolvido pelo próprio grupo Meta. Ao Estadão, a plataforma destacou que quem postou o conteúdo e quando, se já houve a interação de um usuário com outro perfil, grupo ou página no passado e o formato (se o post é uma foto, vídeo ou link) estão entre os critérios considerados na distribuição de conteúdo político no Facebook a partir de agora.

O Meta também anunciou que ativará o Centro de Operações para Eleições perto do mês de outubro, quando começa o primeiro turno. Foto: Estadão

Documentos obtidos pelo Estadão no ano passado revelam que um pequeno grupo de contas e páginas monopolizou a produção de conteúdo político no Facebook. A empresa afirmou em uma publicação interna de outubro de 2018 que 35% das publicações políticas veiculadas na plataforma foram produzidas por apenas 3% das contas.

Outros documentos obtidos pelo Estadão revelam que, na percepção de usuários do Facebook, conteúdos políticos são os maiores vetores de desinformação no Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.