PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Tribunal julga amanhã recurso de coronel acusado de tortura

O Tribunal de Justiça de São Paulo julga amanhã (22) o recurso do coronel da reserva Carlos Brilhante Ustra contra a sentença na qual foi reconhecido como torturador de presos políticos. A sentença inicial foi proferida no dia 8 de outubro de 2010, na 23.ª Vara Civil do Fórum João Mendes, em São Paulo. Foi uma decisão inédita.

Por Roldão Arruda
Atualização:

 A ação é movida pela família Teles e envolve o período em que o coronel comandou o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) do 2o. Exército, entre 1970 e 1974. A sessão deve iniciar às 13h30, na sede do TJ, na Praça da Sé. Ex-presos políticos e familiares de mortos e desaparecidos no período do regime militar vão se reunir no local.

PUBLICIDADE

Maria Amélia e César Teles estiveram presos no DOI-Codi de São Paulo durante onze meses, em 1973. Em seu relato na Justiça declararam que foram torturados  em diversas ocasiões.

Maria Amélia, mais conhecida como Amelinha, disse ao juiz Gustavo Santini Teodoro que seus dois filhos, Janaína, de 5 anos, e Edson, de 4, foram mantidos na cela com os pais durante quase dez dias. Logo após a sentença, o suplemento Aliás, do Estado, publicou uma reportagem sobre a história, assinada pelo jornalista Ivan Marsiglia, com relatos dos integrantes da família. Em um dos trechos, Janaína, que hoje é historiadora, diz: "Infelizmente, eu me lembro. Lembro dos gritos, da escuridão, de quando me levaram para ver minha mãe toda machucada, ensanguentada, na cadeira do dragão (instrumento de tortura com assento, apoio de braços e espaldar de metal onde o prisioneiro era amarrado nu, com o corpo molhado, e submetido a choques elétricos)."

  Foto: Estadão

No livro Brasil Nunca Mais foram relacionados 502 casos de tortura no período em que Ustra comandou o DOI-Codi. O coronel, que segundo ex-presos políticos, usava o codinome major Tibiriçá, nega sua participação em qualquer caso e já foi absolvido em outra ação, movida pelo Ministério Público Federal. Seus advogados, Paulo Alves Esteves e Sérgio Toledo, argumentam também que ele foi beneficiado pela Lei da Anistia de 1979, que está em vigora no País.

Na acusação atuam os advogados Anibal Castro de Souza e Fábio Konder Comparato. Se a sentença for confirmada, o coronel da reserva ficará mais vulnerável às investidas do Ministério Público para responsabilizá-lo por atos de violações de direitos humanos.

Publicidade

O relator do caso é o desembargador Rui Cascaldi.

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

 

Nota do moderador: comentários são bem vindos. Mas comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeo. Os textos devem ter relação com o tema do postNão serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.