PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

STF deu razão aos índios, 74 anos depois da demarcação

A Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia, foi demarcada originalmente em 1938 pelo Serviço de Proteção ao Índio, mais tarde sucedido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com a decisão, aquela área, ocupada desde tempos remotos pelos índios pataxó-hã-hã-hãe, deveria ser desocupada e devolvida a eles.

Por Roldão Arruda
Atualização:

A demarcação acirrou a violência pela posse da terra e muitos índios, pressionados pelos fazendeiros, fugiram, migrando para a periferia de cidades próximas, especialmente Porto Seguro. Continuaram, porém, a reivindicar a reserva.

PUBLICIDADE

O debate passou por várias instâncias, até que, no dia 30 de novembro de 1982, a Funai ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma Ação Cível Originária, discutindo a validade dos títulos de propriedade de terras localizados na área da terra demarcada. Ontem, finalmente, os ministros da corte decidiram, por maioria de votos, que a reivindicação dos índios é justa.

Feitas as contas, foram 74 anos de espera desde a demarcação original e 30 aguardando a manifestação dos ministros.

Eu soube pela primeira vez da luta dos pataxó-hã-hã-hãe em abril de 2000, quando estive em Porto Seguro para a cobertura das celebrações dos 500 anos da descoberta do Brasil pelos portugueses. O protesto que eles organizaram, com o apoio de outras etnias, contra a lentidão na demarcação das terras, foi violentamente reprimido pela Polícia Militar do Estado da Bahia, então governado por Antonio Carlos Magalhães. O presidente da República era Fernando Henrique Cardoso.

 

Publicidade

Nota do moderador: comentários são bem vindos. Mas comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. É possível discutir e manifestar pontos de vista diferentes de forma educada. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.