PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Para evitar mais desgaste, PT vai reassumir presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Em reunião de líderes realizada hoje na Câmara, ficou acertado que o PT voltará a presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O acerto ainda deve ser oficializado pelo presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), mas dificilmente haverá mudança. A informação já está no site da instituição.

Por Roldão Arruda
Atualização:

Segundo informações do líder da bancada, deputado Vicentinho (SP), o PT quer evitar novo desgaste político. No ano passado, nas negociações entre líderes, o partido acabou deixando de lado a presidência da Comissão de Direitos Humanos. Ela foi então reivindicada pelo PSC, o partido do deputado e pastor evangélico Marco Feliciano (SP).

PUBLICIDADE

Apesar de pouco afeito aos temas da comissão, especialmente aqueles ligados a direitos das minorias, o pastor assumiu a presidência. Acabou sendo alvo de intensas críticas de organizações de direitos humanos. Todas elas respingaram no PT.

A situação neste ano poderia ser pior. Um dos deputados que pleiteavam a presidência da Comissão era o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que não tem nenhuma identificação com os temas ali abordados.

Para contemplar o PSC de Feliciano, os líderes decidiram criar uma nova comissão, dividindo a Comissão de Desporto e Turismo. O PP de Bolsonaro deverá ficar com Trabalho e Transporte.

A bancada petista deve se reunir no começo da noite. Um dos temas da pauta é a escolha do nome do deputado que irá presidir a comissão. Os deputados Nilmário Miranda (MG), que já chefiou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Érika Kokay, do Distrito Federal, são os mais cotados.

Publicidade

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.