Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

MPF acusa 19 pela morte de cacique

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul denunciou 19 pessoas por crimes relacionados à tentativa de expulsão de um grupo indígena do acampamento Guaiviry, ocorrida em 18 de novembro de 2011. A ação resultou na morte do cacique Nízio Gomes e em lesões corporais no índio Jhonaton Velasques Gomes.

PUBLICIDADE

Por Roldão Arruda
Atualização:

Os índios estavam acampados numa área de mata nativa, no interior de uma propriedade rural, às margens da Rodovia MS 386, entre os municípios de Ponta Porã e Aral Moreira, na região sul do Estado. O crime repercutiu internacionalmente e chamou a atenção para a situação dos 44 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñandeva que vivem no Estado. Segundo o texto da denúncia do MPF, ele vivem em "ambiente onde imperam o preconceito, a discriminação, a violência e o constante desrespeito a direitos fundamentais".

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira, 26, pela assessoria do MPF, após a ocupação da área de mata pela comunidade indígena, em 1º de novembro de 2011, um grupo começou a planejar uma ação para retirá-lo do lugar. A ação ocorreu na madrugada de 18 de novembro.

Ao chegar à trilha que dá acesso ao acampamento, o grupo teria abordado o cacique Nízio Gomes, de 55 anos. Ele teria sido alvejado e morto. Seu corpo nunca foi localizado. Segundo o MPF, porém, há provas e indícios suficientes de homicídio qualificado.

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.