As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Por que Dilma e PT ainda lideram pesquisas eleitorais? Resposta não está só na editoria de política

Roldão Arruda

08 Dezembro 2013 | 16h36

Já se sabe há muito tempo que para entender o que acontece na política é recomendável, sempre, ler também as páginas da editoria de economia dos jornais. As edições de O Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo deste domingo, 8,  trazem duas matérias que são mais uma prova disso.

Vamos começar pelo Estadão, na página B6 do caderno Economia & Negócios, na qual o repórter Luiz Guilherme Gerbelli apresenta o resultado de pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o padrão de vida do brasileiro. Ela mostra que hoje 63% da população acha mais fácil avançar socialmente do que há dez anos. No Nordeste, esse sentimento sobe a 73%.

Ainda segundo a pesquisa, 77% dos entrevistados consideram o padrão de vida melhor ou muito melhor do que o dos seus pais; e 84% projetam que os filhos terão uma condição de vida melhor ou muito melhor.

Vale a pena ler. Também vale o artigo intitulado ‘Lá no Brasil Invisível’, de Vinicius Torres Freire, na página B4 do caderno Mercado da Folha.

É um comentário curto, mas esclarecedor e provocativo, sobre os programas sociais dos governos do PT, que estão mudando a vida de milhões de pessoas no interior do País. Alguém já ouviu falar, por exemplo, no Programa Caminho da Escola, do governo federal? Pois é, até ler o artigo eu também não conhecia.

A reportagem e o artigo não dão respostas a todas as dúvidas políticas. Mas constituem bom caminho para começar a entender o que parece inexplicável: por que Dilma Rousseff e o PT continuam liderando pesquisas eleitorais, apesar de tudo que já se escreveu sobre o mensalão e sua íntima ligação com o petismo?

É claro que, após a leitura, alguém poderá dizer que a até agora insuspeita CNI foi cooptada pelo PT. Outras pessoas poderão voltar a sugerir que os beneficiados pelos programas sociais do governo federal sejam impedidos de votar.

Nesses dois casos as pessoas continuarão confortavelmente instaladas em suas certezas e ideias preconcebidas. Mas também passarão ao largo dos fatos e das possibilidades de mudanças. É impossível transformar a realidade, em qualquer direção que se desejar, sem conhecê-la.

…………

Abaixo, os links para as duas matérias:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,subir-na-vida-e-mais-facil-hoje-para-63-,1105798,0.htm

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres/2013/12/1382461-la-no-brasil-invisivel.shtml

………

Nota do moderador: É bom ler o post antes de comentar. Os comentários devem ter alguma relação com o texto. Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog.

 

Acompanhe o blog pelo Twitter – @Roarruda