Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Corte Interamericana volta a condenar a autoanistia

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos acaba de emitir uma nota de imprensa sobre a necessidade de se investigar e punir os responsáveis por violações de direitos humanos. A entidade, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), diz que cada povo tem o direito de fomentar políticas e programas destinados à reconciliação de seus povos. Ao mesmo tempo, porém, insiste que a resolução de conflitos requer justiça, verdade e reparação.

PUBLICIDADE

Por Roldão Arruda
Atualização:

De acordo com o texto, qualquer medida que impeça a investigação e a punição dos responsáveis por violações graves de direitos humanos é incompatível com a legislação internacional. É por isto que, quando algum acusado, diante de uma situação destas, apela para uma lei anistia, a Corte Interamericana de Direitos Humanos rejeita. Ela decide sempre pela investigação dos fatos.

PUBLICIDADE

Para a Corte são inadmissíveis leis de anistia e sobre prescrição de crimes destinadas a impedir a responsabilização dos autores de violações como "tortura, execuções sumárias, extralegais ou arbitrárias e desaparecimentos forçados".

A nota, divulgada ontem, dia 26, não cita nenhum País. É sintomático, porém, que tenha saído agora, quando se desenvolvem no Brasil os trabalhos da Comissão da Verdade, destinada a apurar crimes do período da ditadura militar. Parece endereçada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que endossou a interpretação de que a Lei da Anistia - promulgada em 1979, ainda no período da ditadura - teria beneficiado também agentes de Estado.

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.