PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Carta aberta responsabiliza ministra pela crise indígena

A ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, é a principal responsável pelo aumento das tensões no Mato Grosso do Sul, envolvendo indígenas e produtores rurais. É o que diz uma carta aberta, endereçada à presidente Dilma Rousseff, que começou a circular neste segunda-feira, 3.

Por Roldão Arruda
Atualização:

Assinada inicialmente pelo jurista Dalmo Dallari, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, e mais quatro personalidades ligadas à defesa de direitos humanos, a carta diz: "A atitude do governo federal de desqualificar, através da Casa Civil, os estudos antropológicos desenvolvidos pela Funai e que servem de base aos processos administrativos para efetivar as demarcações de terras indígenas, gerou uma insegurança jurídica para os interesses dos povos indígenas no Brasil."

Trata-se de uma referência à audiência pública ocorrida no dia 8 de maio, na Comissão de Agricultura da Câmara. Diante de um grupo de parlamentares, a maior parte deles ligados à bancada ruralista,a ministra-chefe da Casa Civil afirmou que os processos de demarcação serão mudados e que a Embrapa e os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário também participarão. Essas instituições governamentais irão avaliar e dar contribuições aos estudos antropológicos realizados pela Funai, assegurou a ministra.

 Foto: Estadão

 

PUBLICIDADE

Segundo os signatários, desde o governo militar não se via uma tentativa tão direta de desvalorização da Funai.

Eles afirmam que, pelas normas atuais, o contraditório já é permitido em todas as fases do processo. A discussão na Justiça começa assim quea Funai nomeia o grupo encarregado de identificar uma terra indígena.

"Mecanismos de protelação judicial empurram a solução dos conflitos por décadas afrontando a obrigação constitucional da União de concluir as demarcações até cinco anos após a promulgação da Constituição de 1988", diz a carta. 

Publicidade

O texto cita o exemplo das terras terenas, onde foi morto o índio Oziel Gabriel. O processo chegou ao STF depois de 13 anos de tramitação de agora corre o risco de voltar a ser discutido na Justiça.

Ao falar no Congresso em novos atores no processo de demarcação, diz o texto, "Gleisi Hoffmann introduz uma nova rota de fuga para criação de contraditórios jurídicos". E mais: "A medida atinge os estudos já aprovados pelo Ministério da Justiça, aqueles que aguardam homologação e os em curso e abre também possibilidades de questionamento na justiça de terras já demarcadas, promovendo uma insegurança jurídica, que evidentemente é sentida por todos os povos indígenas envolvidos em disputas territoriais."

O trecho em que a ministra é diretamente responsabilizada diz: "Com tal medida fica evidente a responsabilidade da ministra Gleisi Hoffmann pela radicalização da tensão no Mato Grosso do Sul e que atinge também outros povos de outros Estados. O governo erra ao escolher lidar com o problema pelo caminho da protelação e do desmonte constitucional das funções da Funai."

Para os signatários, a forma como será resolvida a questão indígena "dará o tamanho da régua que apontará a medida da evolução democrática de nossa sociedade".

Além de Dallari, a carta foi assinada inicialmente por Anivaldo Padilha, membro do grupo Konoinia, Presença Ecumênica e Serviço; Gilberto Azanha, antropólogo e coordenador do Centro de Trabalho Indigenista; Marcelo Zelic, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de SP; e Roberto Mont, do Centro de Direitos Humanos de Natal.

Publicidade

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

Nota do moderador: Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas.O objetivo deste espaço é estimular o diálogo, a troca de ideias. É indispensável que os comentários estejam relacionados ao tema do post. Não são publicados links enviados por leitores nem textos escritos inteiramente com letras maiúsculas. Os comentários que não se enquadrarem nessas regras não serão divulgados. Os leitores que insistirem nas ofensas serão banidos. O autor do blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.