PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Vejas as frases da 35ª sessão do julgamento do mensalão

O Estado de S.Paulo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

No 35ª sessão de julgamento do mensalão, os ministros analisaram o item 7 da denúncia, que trata de lavagem de dinheiro. O dia teve início com o final da leitura do voto do ministro relator Joaquim Barbosa, que votou pela absolvição de Anita Leocádia, Luiz Carlos da Silva (o professor Luizinho) e José Luiz Alves. Barbosa condenou Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto. Já o ministro revisor Ricardo Lewandowski absolveu os seis réus. Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Marco Aurélio de Mello votaram acompanhando o revisor. Somente Luiz Fux proferiu sua opinião como o relator. Ainda faltam votar Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto. Veja abaixo as frases de destaque do dia."São parlamentares do PT, que na busca de recursos normais, se remeteram a Delúbio Soares. Não tenho um juízo de certeza que eles soubesse que aqueles não eram empréstimos que nós consideramos não materialmente válidos", ministra Cármen Lúcia.

PUBLICIDADE

"Estamos em um plano teórico e em um plano prático. Não podemos dar uma carta de alforria ao réu, mas também não podemos dar uma carta de alforria ao MP. Ele precisa provar que houve a lavagem", ministro revisor Ricardo Lewandowski.

"Saques em nome de terceiros para outros receberem, recebimento em hotel e outras formas anônimas de recebimento (...) há a tendência de ocultação", ministro Luiz Fux.

"Ainda que se imagine que não seja crime de corrupção passiva, temos mostrado que se tinha conhecimento do crime antecedente. Crime contra a administração pública", ministro Marco Aurélio Mello.

"O fenômeno de lavagem de dinheiro não surge à luz do dia, acontece de forma escamoteada. Quem recebe, recebe de forma oculta", ministro Marco Aurélio Mello.

Publicidade

"Em colaboração com a Corte, deixo de lado o extenso voto que trago abnsolvo os réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto de branqueamento de capitais por falta de prova", ministro revisor Ricardo Lewandowski.

"Acompanho o relator para absolver Anita Leocádia e José Luiz Alves. De fato bem examinados os autos, verificam-se que eram pessoas secundárias e subalternas, que não tinham poder de decisão", ministro revisor Ricardo Lewandowski.

"Digo que recursos recebidos por Delúbio foram largamente utilizados como acusa o MP para pagamento de campanhas eleitorais", ministro revisor Ricardo Lewandowski.

"José Luiz Alves era um mero assessor de Anderson Adauto e sem acesso à cúpula do PT e ao mecanismo da quadrilha criminosa", ministro relator Joaquim Barbosa.

"Dolosamente, Adauto não só usou de mecanismos de lavagem pelo Banco Rural, como tanbém usou de terceiros para o recebimento dos recursos repassados por Marcos Valério. Sua ocupação reforça ainda mais a conclusão de que ele tinha conhecimento da origem ilícita do dinheiro recebido", ministro relator Joaquim Barbosa.

Publicidade

"Esse valores foram repassados não pelo diretório nacional e sim pelo grupo de Marcos Valério. Para isso, usaram mecanismos de lavagem de dinheiro", ministro relator Joaquim Barbosa.

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.