PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Veja as frases de destaque do 8º dia de julgamento

Flávia D'Angelo, de O Estado de S.Paulo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

Durante o 8oitavo dia de julgamento do mensalão, a Corte seguiu na audiência das sustentações orais dos advogados. O destaque foi para a defesa de Roberto Jefferson e para a de Emerson Palmieri, ambos do PTB. Veja abaixo os principais destaques.

PUBLICIDADE

"Não existe neutralidade ideológica a não ser sobre a forma de apatia"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Confiaram na informação de Marcos valério que a própria denúncia não acha confiável"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Todo e qualquer inquérito é uma peça de ficção. É apenas uma narrativa, não é uma realidade"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Os textos do MP estão com furos como esparadrapos. Não passam de frases de efeito. As provas não são robustas, são anêmicas"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

Publicidade

"A denúncia é uma incompetência técnica"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Tudo começa e termina no âmbito das interpretações"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"No autêntico Estado de Direito não há lugar para tiranos ou soberanos"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Ela usa a lógica ada condenação a qualquer custo e não a lógica da defesa"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Não baterei demais na tecla que são inúmeros os delitos e as falhas do MP. Seja na denúncia, nas alegações finais ou na sustentação oral nesta Corte"- Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

Publicidade

"O MP não conseguiu apresentar provas consistentes, apenas ilações" - Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Entendo que a brevidade deve ser a cortesia do orador" - Inocêncio Mártires Coelho, advogado de José Luiz Borba.

"Pouco importa se não estivermos agradando"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Quero lembrar aqui o que a ministra Rosa Weber disse no início deste julgamento, quando ela lembrou que esse processo é uma marcha para frente"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Passados esses 7 anos há uma evidente disperção sobre o assunto. A própria imprensa ela vai deixando a coisa tomar o rumo do esquecimento"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

Publicidade

"A conduta deste deputado já foi examinada e desse exame o que restou foi o conhecimento de que ele não agiu, essa ele já passou"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Tivemos um presidente que perdeu por não ter essa base de sustentação"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"O processo político eleitoral necessita dessa base aliada"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Usa-se forças gramaticais aqui"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Não diga que R$ 102 mil reais tenham vindo dessa origem. Foi o rito de passagem que a Usiminas usou para fazer a conexão (contribuição)"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

Publicidade

"Aqui se houve o mensalão, houve o inverso porque o senhor Romeu Queiroz teve que arcar com todos os custos pelas transferências"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Estou vendo que Vossa Excelência está aqui impávido e desde o começo aqui" - Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz ao dirigir-se ao procurador-geral Roberto Gurgel.

"É muito melhor assistir na televisão do que estar aqui"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Meu cliente foi absolvido pela Câmara dos Deputados"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Chego a pensar que é um pouco romântico de que um deputado tenha vontade naquelas votações. Isso fica no plano teórico. Na prática nós sabemos que o líder determina"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

Publicidade

"A segunda doação então veio mais clara ainda. Da Usiminas e quem disse isso foi o presidente da Usiminas"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Alguém já disse aqui que o PT não época não era o PT de hoje. A sua militância era extraordinária"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"A consciência da licitude não existe. O dinheiro tinha uma aparência sadia"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Ele passou a exercer uma liderança em seu partido. Não é parlamentar de um mandato só"- Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

"Romeu é um empresário muito bem sucedido em Minas Gerais, sempre foi" - Ronaldo Garcia Dias, advogado de Romeu Queiroz.

Publicidade

"Não resta dúvida em relação ao seu caráter. O que a defesa faz aqui não é em relação a Vossa Excelência. Não é em relação ao senhor , que tem uma aparência leve e lembra até o Jô Soares" - Itapuã Prestes de Messias advogado de Emerson Palmieri.

"Ética e moral você perde o respeito quando acontece um denúncia que vai para capa de revistas e jornais" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"A denúncia é irresponsável" - Itapuã Prestes de Messias advogado de Emerson Palmieri.

"A denúncia não leva em consideração valores éticos e morais, de um avô, de um pai de família" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Essa Casa depois do senhor (Ayres Britto), ficou mais poética" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

Publicidade

"Percebi que ética e valores éticos e morais não se compram e não se buscam" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Palmieiri se reuniu com Dirceu porque era ele que sabia a situação do PTB em todo País" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Emerson não é e nunca foi tesoureiro do PTB. É secretário e tem funções subalternas sim, mas tem funções específicas que não é coordenar verba de campanha" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Era preciso desmoralizar e desestruturar Palmieiri para cortar as pernas de Jefferson. Por isso, apareceu a lista de marcos Valério" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Segundo Jefferson, é mentira que Palmieiri recebeu qualquer coisa de Marcos Valério" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

Publicidade

"Roberto não estava sozinho nessa estória" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"E quando os órgãos extras do poder legislativo (MP, Procuradoria e PF) começou a atuar nesse caso, nada mais foi revelado" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Acho importante estebelecermos que tudo que Roberto (Jefferson) disse no Congresso no embate entre políticos e na medida em que os fatos foram denunciados, as cartas foram se abrindo" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Cadê a descrição da denúncia? Cadê o nexo de causalidade?"- Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"O que aconteceu nesse processo foi uma tentativa de vinculação de Emerson Palmieri a Roberto Jefferson" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Emerson desempenha um papel nesse processo de fundamental importância. Assim como Jefferson, ele é o segundo denunciante. Não é delator, porque delator é quem participou e entregou" - Itapuã Prestes de Messias, advogado de Emerson Palmieri.

"Roberto Jefferson foi acusado para ser silenciado para não abrir aquela boca enorme" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Sua excelência (Roberto Gurgel) quer jogar o povo contra o tribunal Porque não fez o seu trabalho. Omitiu" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Se o presidente da República só pode ser julgado pelo STF, peço que esse tribunal cumpra a lei e que o procurador chame o presidente Lula para esta Corte, porque ele é o mandante de todo esse crime" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"É preciso por contra essa caixa preta da Procuradoria Geral que contra a lei expressa que se deve tomar essas condutas" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Esta oração tem sujeito" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"O presidente é safo, e não só safo, como um honoris causa" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Não se pode imaginar então que o presidente era um pateta" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"A denúncia diz que os interesses eram de quem tem legitimidade. Vamos parar com isso! Conforme diz a Constituição, não é do governo. É do presidente. Ministros não têm legitimidade para propor lei. Quem tem legitimidade para isso é o presidente Lula" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Isso é um arrombamento, uma exposição. Isso não é uma conduta que se descreve de lavagem de dinheiro" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Não se sabia de onde vinha o dinheiro. O PT dizia que era proveniente de empréstimos" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"A transferência de recursos entre partidos é autorizada por lei" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"As direções nacionais do PTB e do PT ajustaram para aquela eleição municipal apoio material por recursos e transferência de dinheiro" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Os crimes a ele acusado é pelo único fato de ele ter recebido R$ 4 milhões de Marcos Valério" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Jefferson então foi a Lula e perante as testemunhas, deu ciência que isso estaria acontecendo e que isso prejudicaria o governo. Diz ele que o presidente se deu por surpreso e como qiue se sentindo traído chegou a lacrimejar (os olhos) e prometeu providências" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Isso no meu partido não acontece, se continuar eu vou denunciar" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson. 

"Pretendo demonstrar que a Ação Penal se revelou açodada e incompleta e por isso, improcedente e intimidatória" - Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson.

"Carlos Rodrigues tem absoluta certeza de sua inocência"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Carlos Rodrigues vem há 7 anos sofrendo por causa desse processo"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Constata-se não participou de qualquer organização criminosa"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Aqui só o fato de ter recebido é apontado pelo MP como crime"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Imaginar que o réu somente votaria com o governo federal por pagamentos é raciocínio que se mostra inverossímil. O alinhamento das votações PL e PT era necessário"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"É de espantar que o réu tenha negociado o seu voto, uma vez que o PL era da base do governo. O Partido Liberal era do governo, o vice-presidente era do PL"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"As pessoas demoraram mais de 1 ano para receber. Ele (Bispo Rodrigues) recebeu ameaça de morte"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Com esse dinheiro, Carlos Rodrigues pode finalmente pagar as dívidas de campanha de 2002"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Valdemar (da Costa Neto) disse a Bispo Rodrigues: pode ir sim que depois nós acertamos os valores"- Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Carlos Rodrigues decidiu apoiar Anthony Garotinho à Presidência da República. Após o 1º, ele foi convencido a apoiar Lula ano 2º turno" - Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

"Ele jamais negou recebimento de dinheiro" - Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, advogado de Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.