Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Veja as frases de destaque do 12 º dia de julgamento

Flávia D'Angelo, de O Estado de S.Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

No 12º dia de julgamento do mensalão, o relator do processo Joaquim Barbosa pediu a condenação de Henrique Pizzolato, Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz. Barbosa também votou pela absolvição de Luiz Gushiken por falta de provas. No fim da sessão, os ministros analisaram uma petição pedida pelos advogados contra o fatiamento do julgamento. Veja abaixo as frases de destaque do dia.

 

PUBLICIDADE

"A meu ver se eu tivesse que ler 1,2 mil páginas ao final ninguémn se lembraria de absolutamente nada" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Esta polêmica é inexistente a meu ver e não tem nenhuma razão de ser. Me parece falta de assunto" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Voto do relator não é uma decisão, é uma proposta. A decisão é colegiada" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Essa matéria eu tenho como vencida" - presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto.

Publicidade

"O tema central é a continuidade de uma resignação quanto ao modo segmentado como estamos fazendo o julgamento na fase de coleta de votos" - presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto.

"Eu tinha certeza que ouviria o voto do revisor hoje" - ministro Marco Aurélio de Mello.

"Os valores giraram em torno de R$ 10 milhões em benefício pessoal dos sócios de Marcos Valério" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Marcos Valério e seus sócios foram diretamente beneficiados por Henrique Pizzolato" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"O dinheiro proveniente do PT é mero exaurimento do crime de corrupção passiva, que se consuma com o simples oferecimento da vantagem indevida" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

Publicidade

"Enquanto Pizzolato alega que fez um favor a Valério encaminhando uma encomenda em nome do PT, Valério afirma ter enviado dinheiro a Pizzolato a pedido de Delúbio. Somado ao fato de que Pizzolato usou de intermediário de sua confiança para receber o dinheiro tira qualquer verossimilhança a qualquer argumento da defesa" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"O conluio entre os sócios também se comprova com a contabilidade das empresas" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Além de a DNA ter destinado os recursos para um CDB, a empresa realizou outras aplicações financeiras com o dinheiro do Banco do Brasil" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Exames comprovam que a DNA falsificou documentos para receber o dinheiro enviado do fundo Visanet" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"A sistemática era conhecida e praticada por outros escalões"- Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

Publicidade

"A atuação de Henrique Pizzolato era necessária para que a DNA recebesse o valor. As transferência realizadas pelo réu não tinha exercício de controle"- Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"A omissão de Henrique Pizzolato fez com que a agência usasse os recursos da Visanet. Os depósitos eram realizados diretamente para a conta da agência sem a necessidade de decisões colegiadas do BB"- Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"A DNA nem mesmo registrou em sua contabilidade essas notas frias"- Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Até mesmo na contratação dos serviços de mídia, o Banco Brasil era o titular dos créditos. O contrato assim estabelecia porque não era a agência que negociava com os veículos de comunicação, e sim o banco diretamente" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Toda a verba deveria ser restituída ao Banco co Brasil. A apropriação dos valores por parte da DNA Propaganda, portanto, constitui crime de peculato" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

Publicidade

"Os sócios da DNA sabiam que os recursos precisavam ser devolvidos ao contratante" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"No Brasil, o que é público não se transforma em privado por transição do particular. Se a verba é pública e se destina a determinado serviço, e se o contratante cobre menos do que havia prevista, deveria ser restituída aos cofres públicos, e não apropriada pelo intermediário particular" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Como se vê, está devidamente comprovado que a DNA Propaganda se apropriou de bônus que deveriam ter sido devolvidos de acordo com o contrato devido à natureza pública do processo" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"A omissão caracteriza crime. Pizzolato não exerceu sua função de garantir o cumprimento das normas. Ao contrário: por dois anos, permitiu o desvio de valores" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"A apropriação de recursos da DNA foi perpetrada por omissão de Pizzolato, cuja ação foi comprovadamente dolosa" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo. 

Publicidade

"Se o agente público desviou dinheiro, está configurado o peculato, independentemente da natureza pública ou particular do dinheiro" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"O Banco do Brasil, como acionista do Visanet, era proprietário de 32,3% do fundo. A própria Visanet só repassou recursos à DNA Propaganda porque assim determinou o banco" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Portanto, quem pagou a DNA foi o Banco do Brasil. A Visanet foi mera passadora dos recursos, que pertenciam ao Banco do Brasil" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Pizzolato foi quem escolheu repassar os recursos milionários à DNA, que estava sob sua supervisão direta, e com cujo principal representante, Marcos Valério, mantinha reuniões. Com isso, o réu era a autoridade máxima a comandar as transferências à DNA Propaganda" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

"Vários são os motivos pelos quais não poderia haver o repasse do Banco do Brasil para a DNA Propaganda. O contrato entre banco e agência não previam o repasse dos recursos. As transferências feitas antecipadamente (quase R$ 74 milhões) sem que a agência tivesse prestado serviços. As notas emitidas também não detalhavam os serviços prestados" - Joaquim Barbosa, ministro relator do processo.

Publicidade

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.