As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Serra diz que bilhete mensal de Haddad é jogada eleitoral

luizamonteiro

31 de agosto de 2012 | 07h15

O Estado de S. Paulo

Em continuidade à série Entrevistas Estadão, nesta sexta-feira, 31, o candidato a prefeito pelo PSDB, José Serra, afirmou que a proposta de bilhete único mensal do petista Fernando Haddad é “uma jogada eleitoral” e não tem a ver com as questões fundamentais no transporte público, que segundo o tucano, seriam falta de metrô e de corredores de ônibus.

Sobre mais um embate com o PT, Serra declarou que não foi quebra de sigilo pela Prefeitura divulgar as informações sobre o prontuário do caminhoneiro José Machado, porque foi ” um serviço de utilidade pública”. Para ele, a propaganda eleitoral de Haddad, em que o paciente diz esperar há 2 anos por uma cirurgia de catarata na rede municipal é “uma farsa do PT”. O tucano atacou a campanha do adversário dizendo que Machado não tinha catarata e o “PT montou uma mentira escancarada, vergonhosa. Colocar a culpa na Prefeitura é uma demasia”.

José Serra foi deputado federal em 1986 e 1990. Em 1995, foi senador por São Paulo. Foi ministro do Planejamento entre 1995 e 1996 e ministro da Saúde entre 1998 e 2002. Em 2004, elegeu-se Prefeito de São Paulo e, em 2006, governador do Estado de São Paulo. Em 2010, disputou a Presidência da República.

A série Entrevistas Estadão já teve a participação dos candidatos Fernando Haddad (PT),  Celso Russomanno (PRB) ,Soninha Francine (PPS) José Maria Eymael (PSDC)Anaí Caproni (PCO)Ana Luiza (PSTU)Miguel Manso (PPL)Paulinho da Força (PDT)Carlos Giannazi (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB).

Abaixo, os melhores momentos da entrevista:

16h15 – Serra fala sobre a taxa de inspeção veicular. “A poluição é um problema gravíssimo em SP. Revisão para evitar poluição é um serviço essencial. Se a prefeitura for pagar a inspeção, paga quem tem carro e quem não tem, o que é injusto, todos estarão pagando. Por que eles tão falando sobre isso? Por causa da taxa do lixo, uma taxa inútil. Como prefeito, a primeira coisa que fiz foi tirar a taxa do lixo. Tem que ter inspeção em todo canto, porque se não o sujeito registra em Osasco e circula em SP. Eu acho que inspeção veicular só vai funcionar direito quando tiver na grande SP, no estado, no Brasil”.

16h12 – Serra fala de candidatos que se apresentam como o novo. “O que é novo? Novo é a ideia, é fazer coisa nova. O que eu fiz sempre na vida pública foi coisa nova. Quer um exemplo? A nota fiscal paulista, devolver imposto em dinheiro”.

16h10 – “Eu quando sai em 2006 para me candidatar a governador, não foi sair da cidade. Fui mais votado do que quando prefeito, a população deu aprovação para isso”. Serra diz que pegou a prefeitura com as finanças quebradas. Serra diz que está sendo candidato para”valer, para ficar. Eu não vou de novo para presidente porque já fui 2 vezes. Tem muita coisa para ser feita em SP”.

16h05 – Serra diz que é preciso investir em tecnologia em segurança.

15h59 – “O prefeito pode ser um grande ativista na segurança”. Serra diz que a Operação-delegada foi um projeto que ele criou e que Russomanno dizer que ele foi o autor é mentira, pois existe desde 2009. “Certos candidatos propõem criar coisas que já existem como a integração da Guarda Civil com a PM. Imagina o grau de ignorância a respeito porque já está funcionando. Nós vamos duplicar a operação-delegada”.

15h58 – Serra diz que em sua gestão informatizou na saúde e a distribuição de medicamento aumentou muito. “Reclamação de remédio caiu muito. Eu vou criar o gerente de saúde para estar em todas unidades de saúde e cuidar de agendamentos”.

15h57 – “Saúde você não resolve nunca, porque você resolve hoje e pode fazer mais amanhã”.

15h55 – “Eu acho que o pessoal vê uma garrafa cheia pela metade e só fica falando da metade vazia”. Serra usa metáfora para avaliar críticas de adversários à gestão de Kassab.

15h53 – Serra fala de comparações com a gestão de Kassab.”Cada gestão é uma gestão. No meu caso, tenho uma personalidade definida, as pessoas me conhecem. Reconheço as coisas positivas, e sei que tem muito ainda o que avançar”.

15h52 – Serra diz que Kassab deu dinheiro para investir nas linhas de metrô e trem.

15h50 – “Nós modernizamos a linha 9 (Esmeralda) da CPTM. A CPTM está ficando com padrão de metrô. Isso é muito importante”.

15h49 – “Na zona sul, tem uma linha em andamento, que é a linha 5, a mais comprida e vai prolongar até o Jardim Ângela”.

15h48 – “Para a zona leste, o metrô (linha vermelha) tem um investimento com um trem melhor e intervalo menor entre os trens. Uma outra linha deve ser licitada ano que vem da zona leste, em Vila Prudente e até Guarulhos”. Serra diz que região de São Mateus terá trem expresso.

15h44 – “Não á rejeição a mim nos aspectos morais, no aspecto de fazer as coisas acontecerem. Eu sou muito conhecido e tem uma parte do eleitoral que vota no PT. A rejeição é natural porque sou de longe o candidato mais conhecido”.

15h42 – Serra diz que pretende construir creches próximas às estações de trem e metrô.Sobre bilhete de Haddad: “O problema não é o bilhete, é falta de metrô, corredor de ônibus, conforto no transporte. Ninguém fala do bilhete. Essa proposta parace mais uma jogada eleitoral do que algo que tem a ver com questões fundamentais do transporte”.

15h39 – “Quando se faz uma estação de trem, se faz muita desapropriação, é normal, olha o Largo da Batata. Quando você está desapropriando e ao mesmo tempo construindo a creche perto do metrô sai baratíssimo”. Serra diz que pretende construir creches próximas às estações de trem e metrô.

15h38 – Serra fala que número em vagas de creche desde que ele foi prefeito cresceu 3 vezes e meio e foi o maior crescimento.

15h37 – Serra diz que tempo integral faz diferença, “desde que ele exista, não adianta falar da boca para fora, tem que ter instalações, currículo, programa”.

15h33 – Serra fala da educação na gestão do PT. “O que foi feito na gestão do PT foi muito devastador com 75 mil alunos em escolas de lata e sem dois professores na sala. Nós vamos fazer centro de treinamento de professores permanente”.

15h32 – “Progressão continuada é para ser mantida de maneira responsável, como eu fiz”.

15h31 – “Essas questões de escola em tempo integral deveriam ser esclarecidas”. Serra nega que escolas em período integral estão sendo fechadas como falaram seus adversários.

15h30 – “O PT montou uma mentira escancarada, vergonhosa. Colocar a culpa na Prefeitura é uma demasia”.

15h29 – “É a primeira vez que vejo um jornal ficar do lado dos transgressores”. Serra diz que não houve quebra de sigilo. “Você pisaram no tomate, francamente. O PT saiu falando ‘pega ladrão, pega ladrão’ e você cairam nessa. Esse cidadão não tinha catarata”.

15h28 – “O PT montou uma mentira forte que tinha um homem esperando 2 anos operar catarata”.

15h27 – “O Kassab tem uma gestão na prefeitura é bem melhor que na avaliação que ele tem. A prova é que os candidatos quando falam da gestão dele, eles mentem, a prova é o caso da catarata”. Serra diz que a Prefeitura quebrar sigilo paciente foi de utilidade pública porque divulgou que “não era catarata”. Serra diz que o PT fez foi uma farsa.

15h26 – Serra diz que padrinhos políticos fazem parte das eleições e cita que mesmo com a participação de Lula na campanha de Marta, já ganhou eleição. “Mas é claro que tem significado e tem peso”, diz relacionando a participação de Lula na campanha de Haddad.

15h25 – Serra diz que a campanha para governador de SP foi a mais fácil que ele já fez.

15h24 – “O que eu sempre aprendi com as campanhas, é preciso ter uma imensa paciência, capacidade para o trabalho e manter uma linha, não ficar oscilando por causa das circunstâncias”.

15h23 – Serra diz que toda campanha é diferente. “Cada eleição é uma eleição, nunca é igual”.

15h21 – Serra diz não viu detalhes da pesquisa, e afirma que “ainda tem muita campanha pela frente. Em geral, não comento pesquisa, se não você não faz campanha e vira comentarista de pesquisa”.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.