PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

TSE desiste de verticalização no horário eleitoral gratuito

Mariângela Gallucci

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desistiu nesta quinta-feira de impor a verticalização nas propagandas do horário eleitoral gratuito. Pela nova decisão do TSE, os candidatos a presidente - e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva - estão liberados para participar da propaganda de aspirantes aos cargos de governador e senador.

PUBLICIDADE

A única condição é que esses políticos regionais sejam de partidos que integram a coligação nacional, não importando que eles estejam unidos regionalmente com partidos que são rivais em nível nacional.

A decisão permite o palanque duplo. Na Bahia, por exemplo, a candidata a presidente do PT, Dilma Rousseff, poderá participar tanto da propaganda do petista Jaques Wagner, que tenta a reeleição, quanto do peemedebista Geddel Vieira, que quer ser eleito governador.

Em junho, o TSE tinha restringido essa participação, limitando o uso da imagem e da voz dos políticos. Militantes de partidos e advogados reclamaram da primeira decisão, alegando que a verticalização engessaria a propaganda e poderia levar à desistência de alguns apoios.

Diante da confusão que se formou em torno do caso, o TSE decidiu reanalisar o assunto e concluiu ontem o julgamento de uma consulta feita pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO).

Publicidade

De acordo com a decisão, o candidato de âmbito nacional que concorre por uma coligação poderá participar, no âmbito regional, do programa eleitoral gratuito de dois ou mais candidatos, inclusive se eles forem concorrentes.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.