Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Serra se atrasa e é barrado em santuário na Bahia

Míriam Hermes / Agência A Tarde

PUBLICIDADE

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

BOM JESUS DA LAPA (BA) - Candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra visitou a cidade de Bom Jesus da Lapa nesta sexta-feira, 6, no dia mais movimentado da romaria que este ano deve reunir cerca de 450 mil pessoas. Acompanhado do candidato a governador da Bahia pelo DEM, Paulo Souto e grande comitiva de políticos, Serra fez uma caminhada por ruas próximas ao santuário, justamente no horário que as pessoas aguardavam a passagem da procissão com a imagem do Bom Jesus, ponto alto dos festejos que tem 319 anos de tradição.

PUBLICIDADE

Na sua passagem, alguns romeiros mais radicais gritaram os nomes de Lula (e não de Dilma) e de Marina Silva (PV), deixando claro que não aprovaram a visita do candidato. Porém, ele foi simpático e, para desespero dos seus assessores que estavam contando os minutos para chegar ao santuário, várias vezes deixou a comitiva para falar com pessoas nas calçadas. "Fiquei surpresa, mas achei legal. Eu já tinha estado com eles (a comitiva) em Itabuna", disse a advogada Ana Maria Muniz. Serra também entrou em uma farmácia, onde perguntou ao balconista Rafael Richard "se vendíamos muito genérico", revelou o funcionário, que também disse não esperar por esta visita.

Apesar do plano de entrar no santuário de pedra calcária, a comitiva foi barrada pela administração do templo naquele horário, "porque foi dito que viriam às 16h, mas já são 16h45 e a procissão precisa sair", disse enérgico o padre Casimiro Malolepszy. Serra polidamente acatou e saiu pela lateral, subindo pela escadaria da torre em estilo medieval construída ao lado da gruta, de onde acenou para os romeiros.

'Agora é momento de oração'

"Acho que ele veio na hora errada, porque agora é um momento de oração e não de campanha política", afirmou a romeira Maria Helena Pimentel, acrescentando que "um político deveria saber a hora certa de estar em cada lugar e esta não é a hora dele estar aqui porque está atrapalhando um evento que acontece de ano em ano". Por outro lado, quando percebeu quem causava aquele alvoroço, o romeiro Alfredo Alcântara, se alegrou e fez questão de encostar e levar uma foto de recordação. "Vou levar para meu filho. Acho que ele vai gostar", disse contente.

Publicidade

Serra que se disse católico, mas de pouca frequência a igreja, afirmou que iria pedir à Santa Rita (que não tem nenhum altar no local), "que me dê forças na presidência, para ajudar a juventude do Brasil". Ele destacou duas preocupações fundamentais: o combate às drogas e o seu tratamento, "pois existem poucas iniciativas públicas neste sentido", bem como a profissionalização técnica dos jovens "para que tenham acesso ao mercado de trabalho".

Parceria

Ao criticar o sistema de escoamento da produção agrícola baiana "que no momento tem de sair pelos portos de Sauípe, Santos e Paranaguá, pois Salvador tem um dos piores portos do Brasil", o candidato disse que planeja melhorar o sistema, para que a produção estadual seja exportada por um porto no próprio estado. Citou também as estradas e aeroportos, "porque a produção deve ser incentivada, dentre outras coisas, pela sua importância na geração de empregos".

Também criticou a anunciada Ferrovia Leste Oeste, obra do PAC, que é apontada pelo governo do PT como solução para o escoamento da produção do oeste do estado. "Se falou muito, com excesso de propaganda, mas não houveram avanços. Vamos resolver as pendências ambientais, e fazer acontecer. Minha marca é tirar as coisas do papel". Os recursos, disse, devem vir de uma parceria entre a União, o estado e a iniciativa privada.

Aproveitando o momento, o presidenciável do PSDB disse que pretende implementar projetos em locais de grandes romarias "como Bom Jesus da lapa, Aparecida do Norte (SP) e Juazeiro do Norte (CE), que precisam de ações para melhorar a estrutura e qualificar os moradores para melhore receber os romeiros. Não existe um programa nacional neste sentido", alfinetou.

Publicidade

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.