PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Serra nega crise no PSDB, mas defende 'organização' da sigla

André Mascarenhas, do Estadão.com.br

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O ex-governador tucano José Serra descartou nesta segunda-feira, 2, que os problemas enfrentados pelo PSDB em nível local sejam o reflexo de um racha maior no partido, mas admitiu que a sigla precisa passar por ajustes caso queira corresponder às expectativas dos 44 milhões de eleitores que apoiaram a legenda em 2010.

PUBLICIDADE

"Não acho que o PSDB esteja em crise. Uma coisa é um problema no PSDB do município de São Paulo. Outra é a questão nacional", resumiu o tucano, após proferir palestra sobre a reforma política em um colégio da zona oeste de São Paulo. "O desafio fundamental (do PSDB) é de organização e de corresponder às esperanças que a população atribuiu a nós com a eleição."

A declaração foi feita após duas semanas de baixas no diretório paulistano do partido, que perdeu seis vereadores e um ex-secretário municipal. Entre as razões para a revoada de tucanos estão a disputa interna pelo controle da sigla e a criação de uma nova legenda, o PSD, pelo prefeito Gilberto Kassab, apadrinhado político de Serra.

Serra minimizou os efeitos do surgimento do novo partido para o equilíbrio de forças na oposição. Para ele, o PSDB deve agora apresentar propostas, e apontar os erros do governo. "Não estou preocupado com a criação de partido, com o que fulano falou, sicrano disse. Estou preocupado com o Brasil. Nós temos um governo que vai se definindo ao longo do tempo como um governo hesitante", atacou.

O tucano criticou a estratégia de combate à inflação do governo federal e as políticas de segurança pública, de combate às drogas e de segurança nas fronteiras. "O importante não é ficar debatendo se em tal região aconteceu tal coisa, se em outra aconteceu não sei o quê. São questões menores diante do desafio que nós temos", acrescentou.

Publicidade

Serra não quis comentar nota divulgada na semana passada pelo presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). No texto, o parlamentar nega que o partido passe por uma crise em São Paulo, e atribui as turbulências a uma situação já consumada desde as eleições municipais de 2008, quando os vereadores dissidentes apoiaram Kassab em detrimento do então candidato tucano, o hoje governador Geraldo Alckmin.

Ironia. Aliado de Kassab, Serra passou por saia justa durante a palestra ao ser questionado por uma pessoa da plateia se estaria com o PSD ou com o PSDB. "Isso qualquer pessoa sabe", respondeu. "Se é ironia, pensa numa melhor. Do ponto de vista objetivo, não tem nada disso."

Na palestra, o tucano defendeu o parlamentarismo e fez campanha pelo voto distrital já nas eleições para vereador do ano que vem - na opinião de Serra, esse seria o principal dispositivo para aproximar eleitor dos políticos eleitos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.