As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Senador propõe transporte gratuito em dia de eleição

Redação

18 de janeiro de 2012 | 17h56

estadão.com.br

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apresentou um projeto de lei no qual propõe que os transportes coletivos urbanos, metropolitanos e intermunicipais sejam oferecidos de forma gratuita em dia de eleição. Pela proposta do projeto de lei do Senado (PLS) 14/2011, os transportes seriam oferecidos de forma gratuita e irrestrita a todo e qualquer cidadão no período de duas horas antes e duas horas depois do horário estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o período de votação. Em contrapartida, o governo federal deveria estabelecer uma forma de compensação, para manter o equilíbrio financeiro das concessionárias de transporte público.

Na justificativa do projeto, o autor diz que “são recorrentes os casos de candidatos que financiam o transporte de eleitores em troca de voto nos dias de votação dos pleitos eleitorais”. O senador lembra que, muitas vezes, esses transportes são apreendidos e não oferecem segurança, o que prejudica o eleitor que, “por falta de condições financeiras para arcar com o transporte até o local de votação, arrisca até mesmo a própria vida neste tipo de transporte”.

Mozarildo ainda argumenta que, “se o voto é obrigatório, deve-se dar ao eleitorado as condições necessárias para que ele exerça este dever”. A matéria, que tramita em caráter terminativo , aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

* Com informações da Agência Senado

 

Tudo o que sabemos sobre:

projeto de leitransportes coletivos

Tendências: