PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Secretário de Kassab critica falta de planejamento para grandes eventos no Brasil

Jair Stangler, do Estadão.com.br

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

O secretário municipal de Articulação de Grandes Eventos de São Paulo, Walter Feldman, criticou, em entrevista ao Estadão.com.bra falta de planejamento do Brasil para gerir grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Feldman usou o exemplo do Pan-Americano. "O Pan-Americano lá fora é muito criticado. Porque não teve legado, não teve sustentabilidade, não teve planejamento estratégico, não teve orçamento definido", avalia.

PUBLICIDADE

Para ele, o problema está na maneira como as licitações são feitas. "O Brasil não pode mais ter projeto básico. Quando eu voltar a Brasília, vou querer discutir isso no Congresso Nacional. O Brasil tem que ter projeto executivo para todas as obras. Se tivéssemos projeto executivo não teríamos gasto R$ 4 bilhões no Pan Americano. Teríamos nos planejado muito mais. Aquilo que está lá hoje totalmente abandonado não teria acontecido", diz.

Feldman, que é deputado eleito, já anunciou sua saída do PSDB, o que deverá ser confirmado em outubro, quando volta para o Brasil. Ele diz que pretende ficar sem partido e tem se aproximado de Marina Silva.

Londres

 Foto: Estadão

Feldman está há quatro meses em Londres acompanhando a preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2012. Para facilitar seu trabalho em Londres, ele conta com representação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da embaixada do Brasil em Londres, o que, segundo ele, abriu muitas portas por lá. Suan presença em Londres para estudar um evento que não acontecerá em São Paulo, mas no Rio, tem recebido algumas críticas. Ele se defende: "Estou apresentando resultados", afirma.

Publicidade

Entre esses resultados, ele cita convênios como o que será firmado com a cidade de Birmingham, que está em situação parecida com São Paulo: uma grande cidade que não vai receber os jogos, mas pode se beneficiar deles. Além de observar a adaptação da cidade com o evento, Feldman diz que tem uma série de idéias que apresentará como propostas para transformar em projeto de lei e ações administrativas da prefeitura.

Olimpíada em São Paulo?

Feldman afirma que mesmo que os Jogos Olímpicos sejam mais importantes para o Rio que para São Paulo, é possível tirar benefícios para SP. "Nós não vamos sediar os jogos em si. Mas vamos também. O futebol será realizado em São Paulo, masculino e feminino", lembra. Ele cita também o fato de que a cidade vai receber algumas delegações, como a da Jamaica e a dos Estados Unidos e acredita que muitos turistas também irão passar por São Paulo. O principal, no entanto, é entender o que é preciso para que São Paulo possa receber os grandes eventos do mundo. "As Olimpíadas são o maior laboratório. Há 50 grandes eventos no mundo e as grandes cidades que estiverem capacitadas vão poder disputar. O que eu quero? Que São Paulo dispute tudo que for possível", declara.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.