Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Saiba como evitar contratempos na hora de votar

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo orienta o eleitor a checar dados e levar o título para evitar confusões no momento da votação

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

São Paulo - Durante o primeiro turno das eleições 2014 houve relatos de contratempos por parte de alguns eleitores. Algumas pessoas ficaram impedidas de votar pois constava na lista que já tinham exercido esse direito. A presença de homônimos e a proximidade dos nomes na lista de presença podem induzir os mesários a cometerem erros. O Estado conversou com a assessora-chefe de comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Eliana Passarelli que deu dicas de como evitar confusões neste domingo, 26.

PUBLICIDADE

Leve o título de eleitor Para votar só é obrigatório apresentar um documento com foto, mas no título de eleitor existe um número específico para cada pessoa. Isso facilita o trabalho do mesário, principalmente no caso de homônimos. No título também consta a zona e seção eleitoral. A assessoria do TRE-SP explica que muitas pessoas se confundem para encontrar sua seção, esse problema também pode ser evitado se o eleitor estiver com o título em mãos.

Confira o campo de assinatura Antes de votar, o eleitor assina a lista de presença. É possível corrigir erros antes do voto caso se perceba que está assinando no campo com nome de outra pessoa. O mesário digita novamente o código correto, sem ônus para o eleitor.

Peça ao mesário para conferir os dados Algumas seções acumulam filas em determinadas horas do dia. Na pressa de atender as pessoas de forma mais rápida, podem acontecer falhas. Se estiver na dúvida, peça ao mesário para rechecar seus dados e veja se as suas informações batem com aquelas na lista de votação.

Em caso de algum erro ou imprevisto, a assessoria do TRE-SP orienta o eleitor a pedir que levem o caso ao conhecimento do juiz eleitoral. Os coordenadores de cada ponto de votação estão habilitados a entrar em contato com as autoridades se o mesário não conseguir resolver o problema.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.