Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Ruralistas vão pedir a Dilma e Serra escolha técnica para o setor da Agricultura

Por Gustavo Porto

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Representantes do setor ruralista pedirão nesta quinta-feira, 29, aos pré-candidatos a presidente Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) que os agricultores sejam ouvidos e que, se possível, haja uma escolha técnica do futuro ministro da Agricultura caso um dos dois seja eleito. Dilma, pela manhã, e Serra, à tarde, terão reuniões na feira Agrishow, em Ribeirão Preto, com ruralistas e também com representantes do setor de máquinas e equipamentos. A petista chegou por volta das 10h30 à feira. A presença de Serra é esperada para as 15 horas.

PUBLICIDADE

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e da Agrishow, Cesário Ramalho da Silva, citou como exemplo de uma escolha técnica e de um nome do setor o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que foi alçado ao cargo em 2003 no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Queremos também uma participação com sugestões no projetos de governo dos candidatos", disse.

O presidente da SRB citou ainda o nome do atual secretário estadual da Agricultura de São Paulo, João Sampaio, como um possível técnico para comandar o ministério caso Serra seja vencedor das eleições. "Mas acho que o João dificilmente será ministro da Agricultura, porque ele já ganhou uma importância maior e pode contribuir com outras áreas", disse Cesário.

Já o setor de máquinas e equipamentos, representado por diretores da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimac), pedirá aos presidenciáveis a desoneração de investimentos e a reforma tributária, uma pauta que já é negociada há tempos com o governo federal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.