Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

PT e PSB deverão se enfrentar no 2.º turno em Fortaleza

Eugênia Lopes, de O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Por Paula Carvalho
Atualização:

FORTALEZA - Acompanhados de seus padrinhos políticos, os candidatos do PT, Elmano de Freitas, e do PSB, Roberto Cláudio, votaram na manhã deste domingo e se mostraram confiantes em relação à ida para segundo turno, no dia 28 de outubro, nas eleições de Fortaleza. Elmano é apoiado pela atual prefeita petista Luizianne Lins, e Roberto Cláudio conta com o apoio do governador do Ceará, Cid Gomes, e do ex-ministro Ciro Gomes. Pela última pesquisa do Ibope, divulgada ontem à noite, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados.

PUBLICIDADE

Roberto Cláudio chegou às 9h10 a um colégio de Fortaleza ao lado do governador Cid e do senador Eunício Guimarães (PMDB). "Quem quer mudança vota no Roberto Cláudio; quem quer a continuidade vota no Elmano", resumiu Cid, antes de ir para Sobral, cidade onde vota.

"Não deixe uma pessoa aventureira, que não conhece nada da cidade, governar a cidade", rebateu Luizianne Lins. Junto com Elmano, a prefeita chegou à sessão eleitoral da Assembleia Legislativa do Estado às 10h15, acompanhada por militantes que cantavam "bota a estrela no peito do Elmano para prefeito".

No segundo turno, o PT espera que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaje a Fortaleza para fazer campanha para Elmano de Freitas. A cúpula do partido vai se reunir na terça-feira, em São Paulo, para definir a agenda do Lula no segundo turno das eleições municipais. "Creio que seremos prioridade na agenda do presidente. Fortaleza é a capital mais importante que o PT governa hoje", disse Elmano. A candidatura do petista cresceu depois que Lula começou a aparecer na propaganda virtual do petista.

Apresentando-se como uma "alternativa a Fortaleza", Roberto Cláudio também cresceu nas pesquisas de intenção de voto, depois do engajamento de seus padrinhos políticos, os irmãos Ferreira Gomes. A expectativa do governador Cid é que a presidente Dilma Rousseff mantenha a neutralidade no segundo turno e não dê as caras na eleição de Fortaleza. "Torço para que a presidente não interfira nos lugares onde existe disputa entre candidatos da base dela", afirmou o governador.

Publicidade

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.