As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Primeiros programas de Dilma Rousseff e José Serra refletem discursos pré-campanha

Camila Tuchlinski

17 de agosto de 2010 | 18h34

Rodrigo Alvares

Apesar de os primeiros programas eleitorais de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) e na TV terem primado pela “emoção”, o tom adotado pelas duas campanhas para apresentar os candidatos à Presidência da República e suas biografias foi um retrato do que tem sido dito e feito pelos dois até agora na corrida presidencial.

“No meu projeto, o que importa são os brasileiros”, falou Serra (PSDB) no início de seu horário. O tucano referiu a si e a suas realizações em primeira pessoa por 20 vezes, como na frase abaixo: “Eu venho para mostrar a você a minha vida, as minhas experiências, as minhas realizações e os meus projetos para o nosso País progredir”. Entretanto, na hora de mostrar sua biografia, os marqueteiros optaram por um narrador em terceira pessoa: “O único governador da história de São Paulo a ser eleito no primeiro turno”.

No programa de Dilma, houve um meio-termo. A petista contou sua história como se estivesse em uma entrevista: “Eu acho que eu olho o mundo com um olhar mineiro. E acho que eu penso o mundo com um pensamento gaúcho”. A diferença ficou por conta de cortes para relatos de ex-colegas de prisão e do ex-marido Carlos Araújo e do presidente Lula. Dilma falou em primeira pessoa por dez vezes.

selinho_twitter2

Tudo o que sabemos sobre:

campanhaDilmaSerraTV

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.