PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Prefeito que estava foragido havia 10 dias é preso em CE

Lauriberto Carneio Braga

Por Lilian Venturini
Atualização:

O prefeito de Senador Pompeu (CE), Antônio Teixeira Oliveira (PT), se entregou à polícia na madrugada desta quinta-feira, 30. Foragido havia dez dias, o prefeito é acusado de envolvimento num esquema de corrupção na administração da cidade. Antônio Teixeira está em uma das celas do quartel de Corpo do Bombeiros, em Fortaleza, de acordo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Ceará. O vice-preteito Luis Flávio Mendes de Carvalho também está preso.

PUBLICIDADE

Segundo investigação do Ministério Público Estadual, o prefeito e mais 35 pessoas estão envolvidas em esquema de corrupção que teria desviado mais R$ 3 milhões da Prefeitura de Senador Pompeu. O processo aponta fraudes em licitações para a realização de obras fantasmas. Entre elas estariam construção e recuperação de estradas, implantação de calçamento em vias urbanas e reformas em escolas e unidades de saúde entre 2007 e 2009.

Antônio Teixeira foi afastado da Prefeitura pelo desembargador Darival Bezerra Primo e teve prisão preventiva decretada em 21 de junho. No dia seguinte, ele e os demais suspeitos deixaram a cidade num ônibus alugado. O petista é acusado de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica. ocultação de bens, direitos e valores.

O PT instaurou uma comissão de ética para avaliar a expulsão do prefeito. Já a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade da qual o prefeito é associado, estuda puni-lo, já que deveria ter se licenciado da Ordem ao assumir a Prefeitura.

Dos 36 mandados de prisão expedidos pela Justiça, apenas quatro foram cumpridos até agora. Estão presos além do prefeito e do vice, um radialista e um funcionário de uma empresa supostamente envolvida no esquema. Estão foragidos secretários municipais, empresários e funcionários de cinco empresas citadas no processo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.