PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Justiça fará plantão neste final de semana para regularização de título de eleitor; prazo termina na quarta-feira

estadão.com.br

Por Bruno Lupion
Atualização:

Os eleitores brasileiros que ainda não regularizaram o título para votar nas eleições deste ano devem procurar o cartório eleitoral mais próximo até a próxima quarta-feira, 9 de maio, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse é o prazo estabelecido também para quem vai tirar o título pela primeira vez ou transferir o local de votação para outro município ou zona eleitoral. O eleitor com deficiência e os idosos também têm até o dia 9 para pedir transferência para uma seção especial, de fácil acesso.

PUBLICIDADE

Para agilizar o atendimento, o TSE sugere que o eleitor, antes de ir ao cartório, solicite sua inscrição ou transferência pela internet no site www.tse.jus.br na opção "Eleitor - Pré-atendimento eleitoral". O sistema permite preencher os dados pela internet, bastando apenas comparecer posteriormente às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título.

Documentação. O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. Segundo o TSE, a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para o fim de identificação de quem procurar a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.

Para atender os eleitores que deixaram a regularização para a última semana, cartórios eleitorais espalhados pelo Brasil farão plantão neste sábado, 5, e domingo, 6.

Confira, abaixo, como será o atendimento nos Estados:

Publicidade

TRE-AC

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre fará reforço no atendimento neste sábado e domingo no Fórum Eleitoral de Rio Branco, das 8h às 18h. O atendimento também ocorre em três escolas de Rio Branco: Escola Estadual de Ensino Médio José Ribamar Batista, localizada na Rua Rio Grande do Sul, 2570, bairro Aeroporto Velho; Escola Professora Elozira dos Santos Tomé, na Rodovia AC 10, Km 1, bairro Alto Alegre; e Escola Professor Sebastião Pedroza, na Travessa da Comara, 101, bairro Comarca. Em todas as escolas o atendimento ocorre de 8h às 18h até o dia do fechamento do cadastro eleitoral.

TRE-AM

Em Manaus haverá plantão no sábado (5), durante a Ação Global no SESI. Confira outros atendimentos especiais:

5 de maio - sábado:

Publicidade

Ação Global Sesi - Clube do Trabalhador - SESI (São José): das 8h às 17h.

7 a 9 de maio:

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Cidade Nova), das 8h às 13h.

Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Santo Antônio), das 8h às 13h .

Clube do Trabalhador - Sesi (São José), das 8h às 13h.

Publicidade

Central de Atendimento ao Eleitor - TRE, das 7h às 18h

TRE-AP

Dias 5 e 6 (sábado e domingo), das 8h às 13h, na Casa da Cidadania e em todos os cartórios eleitorais do Estado. Dias 7, 8 e 9, das 8h às 18h, na Casa da Cidadania e em todos os cartórios eleitorais do Estado.

Os eleitores de Macapá também contam com os serviços nos Postos do Super Fácil das Zonas Norte e Sul.

TRE-BA

Publicidade

Na Bahia o atendimento ao eleitor será nas centrais de atendimento e nos cartórios eleitorais das 8h às 18h, inclusive neste sábado e domingo. O plantão segue ininterruptamente, até o final do prazo, no mesmo horário nos cartórios e centrais de atendimento da capital e do interior. Nos postos de atendimento dos SACs o horário será normal, seguindo a jornada de cada uma das unidades.

TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará montou esquema especial, em Fortaleza, para atender aos eleitores na reta final do alistamento eleitoral. Até 9 de maio, o atendimento está sendo feito no Ginásio Paulo Sarasate, o que aumenta em cinco vezes a capacidade de atendimento aos eleitores que precisam regularizar o título.

Neste fim de semana os eleitores serão atendidos das 8h às 12h. De segunda a sexta, o atendimento será das 8h às 18h.

O TRE também tira dúvidas dos eleitores pelo telefone 148, que funcionará das 8h às 19h.

Publicidade

TRE-ES

Desde o dia 3, todos os cartórios eleitorais do Espírito Santo estão atendendo em horário integral, das 9h às 18h. Haverá plantão neste fim semana em todas as unidades.

TRE-GO

Em Goiânia, os sete postos de atendimento (três centrais do eleitor e quatro unidades do Vapt Vupt), abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h nas centrais, e das 7h às 19h nas unidades do Vapt Vupt.

Os cartórios das cidades do interior estão abertos de segunda a sexta-feira. Alguns também atendem eleitores aos finais de semana, realizando atendimentos itinerantes em diversos municípios goianos.

Publicidade

TRE-MA

No Maranhão os fóruns eleitorais e os cartórios eleitorais de São Luis e do interior do Estado permanecerão abertos, em regime de plantão, até 9 de maio, das 8h às 19h, ininterruptamente, inclusive sábados, domingos e feriados.

TRE-MT

O eleitor do Mato Grosso deve comparecer a um cartório eleitoral ou Central de Atendimento até o dia 9 de maio, das 9h às 18h nos dias úteis e das 13h às 18h aos sábados e domingos.

TRE-MS

Publicidade

Até 9 de maio, os cartórios ficarão abertos das 8h às 18h. A Central de Atendimento ao Eleitor, na capital, que já funciona normalmente das 8h às 18h, fará plantão nos dias 5 e 6 (sábado e domingo), das 8h às 17h.

TRE-MG

Os cartórios eleitorais de Minas Gerais farão plantão neste fim de semana (5 e 6). Em Belo Horizonte, o horário de atendimento ao público será das 8h às 17h e, no interior, de 12h às 18h. Mais informações pelo Disque-Eleitor: (31) 3291-0004 ou 148 (para Grande BH).

TRE-PA

No Pará, além da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), na Pedreira, e dos quatro postos de atendimento localizados no Guamá, Jurunas, Central de Atendimento ao Cidadão - CAC/Alepa, Mosqueiro, e cartórios do interior, o eleitor terá uma nova opção de atendimento: o posto do TRE, localizado nas dependências do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), na Augusto Montenegro.

Publicidade

Na Praça da República, em Belém, o atendimento funcionará das 9h às 15h, no período de 2 a 6 de maio. Até 9 de maio o expediente será ampliado para as 18h em todos os postos de atendimento e cartórios da capital e interior do estado, de segunda a domingo.

TRE-PB

As Centrais de Atendimento ao Eleitor de todo o Estado funcionarão em regime de plantão nos dias 5 e 6 de maio, das 8h às 18h, a fim de atender o cidadão que deseja tirar o título ou transferir o domicílio eleitoral. Durante a semana o funcionamento também ocorrerá das 8h às 18h.

TRE-PR

A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, localizada na Rua João Parolin, nº 55, no Prado Velho, funcionará normalmente neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de maio, das 9h às 18h.

TRE-PI

Cartórios eleitorais funcionarão neste final de semana das 8h às 14h. Já nos dias 7, 8 e 9 de maio, segunda, terça e quarta-feira, os cartórios funcionarão das 8h às 18h, sem interrupção.

TRE-RN

Cartórios eleitorais em Natal - de 2 a 9 de maio, inclusive sábado e domingo, das 8h às 18h.

Cartórios eleitorais do interior - de 30 de abril a 9 de maio, das 8h às 15h.

TRE-RS

Os cartórios e as Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) da Justiça Eleitoral gaúcha funcionarão todos os dias ao longo desta última semana, inclusive no final de semana dos dias 5 e 6 de maio. A CAE de Porto Alegre atende das 9h às 19h. Na Capital, há ainda o atendimento no Tudo Fácil Zona Norte (Rua Domingos Rubbo, 51). Lá, o horário de funcionamento é das 7h30 às 14h30. Os eleitores do Interior podem procurar seus cartórios entre 12h e 19h, podendo haver ampliação do horário por determinação dos respectivos juízes eleitorais.

TRE-RR

Cartórios eleitorais funcionarão sábado e domingo (5 e 6 de maio) das 8h às 15h.

TRE-SC

Cartórios eleitorais e as centrais de atendimento ao eleitor estão trabalhando em regime de plantão. Confira as datas e os endereços.

TRE-SP

Neste fim de semana, dias 5 e 6, haverá plantão em todo o Estado, das 9h às 18h. Até 9 de maio, os cartórios funcionam no mesmo horário.

TRE-SE

De 5 a 9 de maio, os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento ao eleitor de Aracaju funcionarão das 8h às 18h.

O eleitor da capital tem ainda a opção de resolver a sua situação durante a Ação Global, que acontece neste final de semana na Escola Roberto Simonsen, situada na rua Pará, no bairro 18 do Forte, das 8h às 17h.

TRE-TO

Havérá plantão no cartório de Palmas e em mais 14 unidades no interior durante este fim de semana (5 e 6). Funcionarão durante o plantão os cartórios eleitorais de Araguaína - 1ª ZE e 34ª ZE, Gurupi - 2ª ZE, Porto Nacional - 3ª ZE, Miracema - 5ª ZE, Araguatins - 10ª ZE, Xambioá - 12ª ZE, Pedro Afonso - 13ª, Formoso do Araguaia - 15ª ZE, Taguatinga - 17ª ZE, Natividade - 19ª ZE, Miranorte 28ª ZE, Palmas - 29ª ZE, e Araguaçu - 30ª ZE.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.