Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

PMDB se ressente de especulações sobre eventual perda de espaço

Andrea Jubé Vianna, da Sucursal de Brasília

PUBLICIDADE

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

Criticado pelo apetite por cargos no governo federal, o PMDB não esconde o ressentimento às especulações de que perderia espaço no futuro governo Dilma Rousseff, ao invés de expandir seu território, na qualidade de principal aliado do PT.

PUBLICIDADE

Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou hoje que o nome de Lobão é "carta marcada" para Minas e Energia. Foto: Ed Ferreira/AE - 24.11.2010

Nos últimos dias, ganharam força os rumores de que o PT cogita retomar o Ministério da Saúde e reivindicar a pasta das Comunicações, ambos com o PMDB. Além disso, o PMDB trava nos bastidores uma queda de braço com o PSB, que pleiteia o Ministério da Integração Nacional. No primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pasta esteve sob o comando do hoje deputado Ciro Gomes.

"O PMDB é sempre apontado como o vilão, o guloso, o partido que quer tudo. Mas, na hora em que querem reduzir o nosso espaço, ninguém publica isso", reclamou uma das principais lideranças do partido.

A cúpula do PMDB fez uma divisão interna para encaminhar nomes para o ministério da presidente eleita: a bancada da Câmara indicará o deputado Marcelo Castro (PI) para eventualmente assumir o Ministério da Integração Nacional e pedirá a manutenção do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, no cargo.

Publicidade

Por sua vez, a bancada do Senado também indicará dois nomes. Um deles é o do senador Edison Lobão (MA), para retornar ao posto de ministro de Minas e Energia. Da cota pessoal do vice-presidente eleito, Michel Temer, deve ser indicado o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco.

Uma das possibilidades em estudo é de que Dilma acomode o ex-governador - que participou da elaboração de seu programa de governo, por indicação do PMDB - no Ministério das Cidades. Neste caso, Dilma compensaria o PP, atual titular da pasta, com outro ministério.

São apenas hipóteses, num momento em que Dilma prioriza a escalação do time palaciano. Na sequência, ela deve definir os nomes dos chamados "ministros de Estado" (Justiça, Defesa e Relações Exteriores). Somente então a presidente eleita se debruçará sobre as demandas partidárias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.