PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

PMDB se articula para retomar redutos no interior de SP e quer chegar a 100 prefeituras em 2012

José Maria Tomazela, de O Estado de S. Paulo

Por Lilian Venturini
Atualização:

O PMDB prepara terreno para recuperar antigos redutos eleitorais no interior de São Paulo perdidos principalmente para o PSDB e o PT. A ação, comandada de Brasília pelo vice-presidente da República Michel Temer, prevê o lançamento de candidaturas próprias a prefeito na maioria dos 645 municípios paulistas e de chapas completas onde for possível para ampliar o quadro de vereadores. "Vamos ter candidaturas a prefeito no maior número de cidades e, onde isso não for possível, temos de garantir o vice", afirmou o ex-deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba, Renato Amary, coordenador da sigla na região.

PUBLICIDADE

A meta estabelecida pelo presidente estadual, Baleia Rossi, é aumentar dos 70 prefeitos atuais para no mínimo 100 nas eleições municipais de 2012. Amary, que há dois meses trocou o PSDB pelo PMDB, acredita que esse objetivo pode ser ultrapassado. "Estamos resgatando antigas lideranças da época de Ulysses Guimarães e Franco Montoro e que, por alguma circunstância, acabaram se afastando do partido." De acordo com o coordenador, o PMDB passou as duas últimas décadas "adormecido" na região. A campanha vitoriosa de Temer com a presidente Dilma Rousseff despertou o partido. "As lideranças que estavam encolhidas começam a se manifestar. Vamos ter chapas fortes de vereadores em todas as cidades", promete.

Ele mesmo deve ser indicado pelo partido para concorrer à prefeitura de Sorocaba, que administrou durante oito anos pela ex-sigla. A cidade, um dos principais redutos peemedebistas no interior entre as décadas de 1970 e 80, tornou-se um respeitado "ninho" tucano. O PSDB está no poder desde 1996, quando Amary se elegeu prefeito. Reeleito, fez o sucessor, mas entrou em choque com o atual prefeito Vitor Lippi (PSDB), que está no segundo mandato. O racha resultou em sua saída do partido - ele foi um dos fundadores do PSDB na cidade e era coordenador político na região. Agora, Amary tenta puxar vereadores e companheiros tucanos para o PMDB. O partido já tem a prefeitura de Itapetininga e o vice de Votorantim, cidade administrada pelo PT. "Em alguns municípios vamos concorrer com o PT e em outros esperamos caminhar juntos", disse Amary.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.