Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Permanece impasse entre governo e empresas sobre Plano Nacional da Banda Larga

Karla Mendes, de O Estado de S.Paulo

PUBLICIDADE

Por Bruno Siffredi
Atualização:

BRASÍLIA - Permanece o impasse entre as operadoras de telefonia e governo sobre a aplicação de sanções em caso de descumprimento das ofertas das empresas para Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Depois de mais três horas de reunião entre executivos da Oi e o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, ainda não se chegou a um consenso para a assinatura do termo de compromisso.

PUBLICIDADE

"Não foi boa não. Continua amanhã", afirmou João de Deus, diretor de Planejamento Executivo da Oi, evitando dar detalhes sobre o assunto. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse à Agência Estado que a Oi ficou se "esquivando" de tomar uma decisão porque amanhã será realizada reunião de acionistas. Bernardo participou da abertura da reunião para enfatizar que essa é uma questão "muito importante" e "prioritária" para o governo. Nesse momento, está sendo realizada uma reunião com executivos da Telefônica.

Conforme antecipou a Agência Estado na última sexta-feira, as teles cederam à pressão do governo para ofertar banda larga de 1 megabit por segundo a R$ 35 em todos os municípios brasileiros, sem a necessidade de contratação de uma linha de telefone. Na ocasião, o ministro disse que onde não for economicamente viável oferecer banda larga fixa por esse preço, as empresas complementarão com banda larga móvel.

Um dos obstáculos para assinar o acordo, porém, é que as empresas não querem sofrer sanções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caso não cumpram a oferta do PNBL. O ministro, porém, foi enfático ao dizer que não há possibilidade de se fechar o acordo sem que sejam impostas sanções para as empresas em caso de descumprimento. "Como vou defender uma coisa dessas com a presidente e a sociedade?", questionou.

Uma nova reunião está prevista para amanhã. O governo quer, inevitavelmente, fechar o documento amanhã, para que o decreto que estabelece novas metas de universalização para as concessionárias e os novos contratos de concessão sejam publicados na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira. "Tem que assinar. Vamos ver o que as empresas dizem amanhã", disse Bernardo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.