Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Patriota: Dilma e Calderón querem intensificar relação entre Brasil e México

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Luciana Antonello Xavier, correspondente do Estado em Nova York

PUBLICIDADE

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta terça-feira, 20, que a presidente Dilma Rousseff teve uma conversa "bastante longa" com o presidente do México, Felipe Calderón, Dilma durante o encontro bilateral dos dois países, na tarde desta terça, em um hotel em Nova York. Segundo Patriota, os dois presidentes falaram sobre a situação financeira internacional e sobre a relação comercial entre os dois países.

"Houve uma conversa também sobre comércio bastante interessante. Há interesse dos mexicanos em aproximar as classes empresarias dos dois países. É o desejo de ambos os países de intensificarem relação econômica, comercial e política também e construir uma relação verdadeiramente estratégica entre os dois países.

Patriota disse que Calderón também convidou a presidente para visitar o México e que os ambos, como ex-ministros de Energia, conversaram também sobre o tema e sobre o potencial para desenvolver a indústria do etanol no México e sobre a reunião do G-20, em Cannes. O México assume a presidência do G-20 no ano que vem.  O ministro afirmou que na conversa entre a presidente brasileira e o presidente mexicano não foi feita "nenhum referência específica ao pré-sal".

A presidente veio à cidade para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e será a primeira mulher a fazer o discurso de abertura do evento, na manhã desta quarta-feira, 21. Ao mesmo tempo, Dilma aproveita para ter encontros bilaterais com países e também participou, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do lançamento de um programa para maior transparência de governos.

Publicidade

 

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.