Para professor da UFRJ, basômetro é a melhor ferramenta de visualização dinâmica de dados criada no Brasil
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Para professor da UFRJ, basômetro é a melhor ferramenta de visualização dinâmica de dados criada no Brasil

Redação

11 de junho de 2012 | 17h33

“O basômetro é um instrumento completamente interativo. E segue a tradição de instrumentos semelhantes criados pelos melhores jornais do mundo”, escreveu o professor titular do Departamento de Política da UFRJ Jairo Nicolau em seu blog.

Nicolau fez um artigo explicando o funcionamento do Basômetro, em que mostra a utilidade da ferramenta para a análise das votações ocorridas no Congresso brasileiro. É possível identificar o comportamento das bancadas temáticas (ruralistas, ambientalistas, evangélicos), dos partidos, dos estados e dos deputados e senadores sozinhos. Continue lendo no blog de Jairo Nicolau.

Cientistas políticos que analisam as relações entre governo e Congresso encontraram no Basômetro a ferramenta ideal para visualizar o comportamento de partidos e parlamentares. Suas conclusões estão sendo publicadas em uma série de dez artigos no blog Radar Político, do portal estadão.com.br.

O Basômetro (estadaodados.herokuapp.com/html/basometro) é um projeto do núcleo Estadão Dados, que une jornalistas, programadores e designers.

 

Tudo o que sabemos sobre:

análisesBasômetrocientistas políticos

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.