Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Palanque - Um giro pelas campanhas eleitorais

Luciana Nunes Leal

PUBLICIDADE

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

BRASIL1

PUBLICIDADE

Antes do pedido de voto, uma 'aula' sobre disputa

A falta de informação da população sobre as eleições tem surpreendido até os políticos mais experientes. Geraldo Alckmin (PSDB) volta e meia tem de explicar que haverá também eleição para governador. O prefeito de Osasco, Emídio de Souza, coordenador da campanha de Aloizio Mercadante (PT), também observa a apatia do eleitor nesta etapa da campanha. "A gente faz caminhada, seminário, reunião, mas o resultado ainda é tímido", diz. No Paraná, o tucano Gustavo Fruet conta que se esforça "para divulgar que haverá dois votos para senador". O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) foi questionado por uma eleitora se poderia votar no candidato a deputado de um partido e a senador de outro. Por tudo isso, muitos candidatos optarão por programas didáticos no início da propaganda na TV.

CEARÁ

Inimigos íntimos

Publicidade

Quem viu a crise na pré-campanha de Cid Gomes (PSB) por causa da escolha dos candidatos ao Senado não imaginaria que o petista José Pimentel e o peemedebista Eunício Oliveira se uniriam a ponto de dividir até o jingle. Empatados em segundo lugar nas pesquisas, eles vão para as ruas com o mesmo refrão: "Eunício e Pimentel, Pimentel e Eunício, eu boto fé nessa união". Por precaução, também terão jingles separados, para o caso de a lua-de-mel acabar.

SANTA CATARINA

O 'muro' do PP

Líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen faz graça com a neutralidade da candidata ao governo Ângela Amin (PP) na eleição presidencial: "Ela alugou o muro do PSDB." Celso Russomano, em São Paulo, também está neutro. Presidente do partido, o senador Francisco Dornelles, que apoia Dilma Rousseff, diz que em cinco Estados e no Distrito Federal o PP está com José Serra e em 19, com a petista. A meta da legenda é passar de 42 para 60 deputados federais.

RIO-SÃO PAULO

Publicidade

Alternativa ao trem-bala

Contrários ao projeto do governo Lula, os tucanos estudam incluir no programa de José Serra a construção de uma estrada alternativa à Presidente Dutra. Seria uma extensão da Rodovia Ayrton Senna.

BRASIL2

Alianças gigantes

Sérgio Cabral (PMDB) e Renato Casagrande (PSB) são os candidatos com as maiores alianças: 16 partidos cada uma. As coligações de Tião Viana (PT), Eduardo Campos (PSB) e Roseana Sarney (PMDB) têm 15.

Publicidade

LATIFÚNDIO "Não sei se o MST está com Dilma. Um movimento social tem liberdade de manifestação. Se fizer uma ação ilegal, será tratado da forma adequada." CÂNDIDO VACCAREZZA LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.