As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Palanque – Um giro pelas campanhas eleitorais

Bruno Siffredi

02 de agosto de 2010 | 14h05

Luciana Nunes Leal

BRASIL 1

Em vantagem, Dilma não esconde dependência de Lula

No comício marcado para amanhã de hoje na Boca Maldita,em Curitiba, está mantida a estratégia de o presidente Lula falar por último, com aconteceu quinta-feira em Porto Alegre. A ideia de Dilma encerrar os discursos, adotada no esvaziado comício da Cinelândia, no Rio, há 15 dias, não deu certo. Dispersou ainda mais os poucos participantes. A mudança de rumo reflete a dificuldade de Dilma de se equilibrar entre a necessidade de um “voo solo” e a extrema dependência do presidente.

É o fato de ser candidata do Lula que dá a Dilma a vantagem sobre José Serra apontada ontem pela pesquisa do Ibope.E é com o presidente que ela conta para atrair o interesse do eleitor nos programas da TV e se distanciar ainda mais do tucano. Nos comícios, caberá a Lula a condução de um‘gran finale’.

PARAÍBA

Revoada tucana

Candidato ao Senado, o ex-governador Cassio Cunha Lima (PSDB), que teve o mandato cassado em 2008, está fazendo as contas da debandada de prefeitos tucanos em direção à campanha pela reeleição de José Maranhão (PMDB). Sem candidato próprio, PSDB e DEM se aliaram ao PSB do ex-prefeito Ricardo Coutinho, que apoia Dilma Rousseff. “Do lado de cá, temos candidatos pró-Serra e pró-Dilma. Do outro lado, são todos Dilma”, alerta Cunha Lima.

RIO

Serra caminha com aliados de Cabral

José Serra faz caminhada hoje em Duque de Caxias com o prefeito José Camilo Zito dos Santos. Embora seja presidente do PSDB fluminense, Zito não pede votos para o candidato ao governo na chapa do partido, Fernando Gabeira (PV). O líder tucano e sua filha, a deputada Andreia Zito, apoiam o governador Sérgio Cabral(PMDB), aliado de Dilma Rousseff. Cabral tem 58% no Ibope divulgado ontem. Sem apoio de nenhum dos 92 prefeitos, Gabeira tem apenas 14%.

BRASIL 2

Banho de água fria

Tucanos apostavam que a “superexposição” de Serra nas viagens pelos Estados garantiria um empate com Dilma no Ibope. Ontem, não tinham explicação para a vantagem da petista.

BRASIL 3

Vale tudo

Não há limite para a criatividade dos candidatos. Dr. Lei Seca, Zé Pilintra, Lentilha e Papai Noel estão entre eles.

Colaboração: Alexandre Rodrigues

selinho_twitter2

Tudo o que sabemos sobre:

CabralDilmaLulaSerra

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.