As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Obama no Brasil: checagem de segurança dura quase duas horas na Base Aérea do Galeão

Armando Fávaro

19 de março de 2011 | 19h27

André Mascarenhas

Levou cerca de duas horas a checagem de segurança dos profissionais de imprensa que aguardam a chegada do presidente americano Barack Obama na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas aguardavam desde o início da tarde para entrar na pista de pouso. O início da checagem de segurança estava marcado para às 17 horas, “impreterivelmente”, segundo comunicado do consulado americano.

O procedimento de segurança incluia três tendas montadas pela Força Aérea Brasileira. Na primeira e segunda tendas, soldados brasileiros realizavam a revista, na qual todos eram obrigados a tirar os sapatos. Na terceira, agentes do serviço de segurança americanos verificafam todos os equipamentos e bolsas dos profissionais.

O avião presidencial Air Force One deixou a base aérea de Brasília às 19h05. Neste momento, os jornalistas aguardam a chegada da aeronave.

Dois helicópteros Marine One, carros de segurança e outras três aeronaves da Força Aérea americana estão estacionados no pátio da Base Aérea.