PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Na internet, FHC critica Lula por "autoritarismo e abuso de poder político"

José Orenstein

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

Pouco lembrado na campanha de José Serra à Presidência, Fernando Henrique Cardoso deu as caras na internet nesta terça-feira, 14, à tarde. O ex-presidente foi entrevistado ao vivo pela Rede Mobiliza, que promove a campanha tucana na web.

PUBLICIDADE

FHC criticou o presidente Lula por comportamento que chamou de autoritário. Em resposta à afirmação de Lula de que se deveria "extirpar" o DEM da política, o tucano afirmou: "Na medida em que o presidente quer eliminar um competidor, ele quer o poder total. Isso é autoritarismo, não tem outra palavra". Ainda sobre a declaração de Lula, FHC classificou a posição do petista como "abuso de poder político" e sugeriu consulta ao Supremo Tribunal Federal sobre o assunto.

O tucano também ironizou o fato do governo Lula se queixar da "herança maldita" legada pelo período de FHC. "Você não precisa denegrir o outro para crescer. É uma coisa meio freudiana. Ele perdeu duas vezes para mim e segue querendo me derrotar. Não precisava ser tão mesquinho,não precisava distorcer tanto os dados. ele tá fazendo coisas boas também , podia somar em vezes de subtrair."

O ex-presidente elogiou ainda a política econômica do atual governo, mas expressou preocupação com o aumento do gasto público. "O gasto público está solto demais, estamos com déficit crescente, são problemas que preocupam a gente. Quem é responsável não pensa só no dia de hoje", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.