PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Mercadante pausa campanha para assumir presidência do Parlasul

José Orenstein

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

O candidato ao governo de São Paulo e senador, Aloizio Mercadante, do PT, foi para Montevidéu para assumir nesta segunda-feira, 9, a presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul).

PUBLICIDADE

Mercadante, que está em campanha, assume o cargo rotativo pelo período de seis meses. O Parlasul foi criado em 2005 e teve sua primeira reunião em 2007. O órgão reúne deputados de cada membro do órgão (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela - que está em processo de adesão ao bloco).

Segundo o site do parlamento, ele tem o "compromisso importante em garantir a participação dos atores da sociedade civil no processo de integração, impulsionando o desenvolvimento sustentável da região com justiça social e respeito à diversidade cultural de suas populações".

Espera-se que a partir de 2014 ocorram eleições diretas para os representantes de cada país no parlamento, como já ocorre, por exemplo, na União Europeia.

Além da presidência do parlamento, o Brasil ocupa atualmente com Lula a presidência rotativa do Mercosul.

Publicidade

Mercadante volta em seguida para São Paulo, para continuar a campanha e participar de debate com os outros candidatos ao governo na TV Bandeirantes, na próxima quinta-feira, 12.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.