PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Mercadante convoca a imprensa, mas sai de evento sem falar com jornalistas

Andrea Jubé Vianna, da Agência Estado

Por Lilian Venturini
Atualização:

Depois de convocar a imprensa para repercutir a assinatura de convênio de cooperação técnica na área de ciência, tecnologia e inovação com o Reino Unido, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, deixou o evento sem falar com os jornalistas. A assessoria de imprensa do ministério havia informado que os ministros falariam com os jornalistas presentes.

PUBLICIDADE

Os assessores de Mercadante reuniram os jornalistas numa sala para esperá-lo no final do evento, mas o ministro não apareceu. Sua assessoria alegou que ele estava atrasado para um compromisso com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Alvo de denúncia da revista Veja, de que teria sido um dos "mentores" do chamado "dossiê dos aloprados" em 2006, Mercadante afirmou a senadores petistas que responderá a todas as perguntas sobre o caso na próxima semana, quando deve comparecer a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Em entrevista à revista, Expedito Veloso, um dos petistas envolvidos no caso, afirmou que o ministro seria um dos responsáveis por arrecadar parte dos R$ 1,7 milhão que seriam usados para a compra de um dossiê contra o tucano José Serra. O dinheiro foi apreendido pela Polícia Federal (PF) às vésperas da eleição.

Senadores petistas articulam a tentativa de levar Mercadante à Comissão de Assuntos Econômicos da Casa para dar explicações na próxima semana. A avaliação é de que a comissão um foro seguro e oportuno à defesa do ministro.

Publicidade

Cooperação conjunta. Nesta manhã, o ministro Aloizio Mercadante e o ministro para Universidades e Ciência do Reino Unido, David Willetts, assinaram uma declaração conjunta de cooperação bilateral em ciência tecnologia e inovação, com ênfase nas áreas de biocombustíveis e tecnologias espaciais e no intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Representantes de empresas britânicas que atuam no Brasil - ARM Holdings, MIRA Ltda. e BG Group (British Gas) - assinaram acordos de transferência de tecnologia com o governo brasileiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.