PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Na Associação Comercial de SP, Marina defende reforma política para combater corrupção

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, foi a terceira e última candidata a responder às perguntas dos jornalistas e empresários no encontro "Candidatos à Presidência falam aos empreendedores do Brasil".

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Leia a seguir os principais momentos da sabatina:

PUBLICIDADE

17h37 - Marina faz suas considerações finais. "Eu tenho dito que nessas eleições eu quero fazer o debate, não o embate, que não leva a lugar nenhum." A candidata do PV volta a defender um "realinhamento" entre as forças do PT e do PSDB. "No lugar de pensar em políticas de longo prazo estamos pensando em alongar o prazo de nossos políticos", diz.

17h33 - "Se nós conseguirmos certificar nosso etanol, nos rapidamente conseguiremos transformá-lo em commodity." Marina defende o desenvolvimento de tecnologias novas no setor de bicombustíveis, os bicombustíveis de segunda geração que , como o etanol de celulosa, que seria "abissalmente superior" a outros combustíveis.

17h27 - Questionada sobre o projeto do trem-bala, Marina cita sua experiência com o licenciamento da hidrelétrica do Rio Madeira. A candidata critica os projetos que vinculam desenvolvimento em detrimento da legislação ambiental.

17h22 - Marina defende a transposição do Rio São Francisco. "Não tem milagre. O que precisa é de uma boa gestão", diz ao ser questionada o que seria necessário para evitar o uso político da água. "É uma equação que só se resolve se tivermos a sensibilidade para as questões de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural", diz.

Publicidade

17h18 - "A reforma política é uma ferramenta fundamental para o combate à corrupção", diz. Ela admite a dificuldade de se avançar com o tema. Marina propõe, então, um processo de transparência em todos os setores da administração pública para facilitar o combate à corrupção.

17h13 - Marina ironiza o fato de o candidato Serra ter tido dificuldades em ouvir os entrevistadores. "Se eu não tivesse ouvindo leria os lábio para dizer que estou", afirmou. Sobre Belo Monte, a candidata afirma que o potencial hidrelétrico da Amazônia não deve ser desprezado. "Se eu estivesse no governo, teria cancelado o leilão de Belo Monte para resolver as questões que permanecem há 20 anos", diz. "O erro é quando dizem que vamos 'flexibilizar as questões ambientais'. Ninguém flexibiliza os cálculos da ponte", exemplifica. Para a candidata, a melhor forma de superar esses problemas é agilizando os processos de licenciamento ambiental.

17h09 - "A gente sabe que o SUS é uma conquista da Constituição de 1988", diz Marina ao ser questionada sobre a situação da Saúde no País. A ex-ministra do meio ambiente cita o coordenador de seu programa para a área, o médico sanitarista Eduardo Jorge. A candidata defende os programas de Saúde da Família e a prevenção. "Com isso a gente reduziria uma boa parte dos gastos do Brasil na saúde." Ela promete mais recursos para a área e a racionalização dos mesmo.

17h06 - Marina é questionada sobre as relações do Brasil com o Irã, pela perspectivas dos direitos humanos. "Sem sombra de dúvida o que acontece no Irã é um aviltamento dos direitos humanos", diz a candidata. Segundo ela, a resposta do Brasil deve ser para essas questões deve ser de afirmação dos valores da democracia.

17h04 - Marina critica as respostas radicais ao problema agrário no Brasil. "Há espaço para o agronegócio, a espaço para os pequenos e para os grandes e há espaço para as comunidades estrativistas", afirma.

Publicidade

17h01 - Questionada sobre os gargalos de infraestrutura no País, Marina cita uma declaração feita em fevereiro, no qual classificou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como um plano de gerenciamento. Segundo a candidata, a medida é necessária, mas ela diz que a prioridade será os investimentos em "infraestrutura humana".

PUBLICIDADE

16h57 - "É fundamental que a gente pense o Brasil a partir de uma perspectiva pró-ativa", diz Marina ao citar sua parceria com empresários, como seu candidato a vice, Guilherme Leal. Para a candidata, a solução para os problemas ambientais depende de uma nova visão dos governantes.

16h40 - Em meio à confusão causada pela coletiva concedida pelo candidato do PSDB, José Serra, começa o discurso de Marina Silva. Ela destaca pontos do documento apresentado pela Associação Comercial e elogia a preocupação da entidade com as mudanças climáticas. "O Brasil reúne as melhores oportunidades para fazer uma inflexão em termos de modelo de desenvolvimento nesse início de século", aponta.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.