Lupi usa site do ministério do Trabalho para vazar reportagens
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Lupi usa site do ministério do Trabalho para vazar reportagens

Lilian Venturini

10 de novembro de 2011 | 12h41

Leandro Colon, de O Estado de S.Paulo

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, está usando um blog do ministério para vazar as reportagens que estão em apuração pelos órgãos de imprensa. Em nota, a assessoria de imprensa do ministério diz que, a pedido de Lupi, todas as demandas encaminhadas pelos jornalistas à assessoria de comunicação da pasta serão publicadas com respostas no blog.mte.gov.br. O blog, porém, publica respostas a perguntas de apuração que ainda está em andamento.

Procurada pelo Estado, a assessoria do ministério informou que a ordem de Lupi é publicar os questionamentos e as respostas no mesmo dia em que são enviados ao ministério, mesmo que a reportagem não seja publicada pelo órgão de imprensa. Ou seja, com a apuração em andamento e, na maioria dos casos, reservada. “Esta medida, decidida pelo Ministro Carlos Lupi, tem o objetivo de levar mais transparência aos questionamentos feitos pela Imprensa, e que muitas vezes, sequer levam em considerações as respostas do MTE”, diz a nota do ministério.

A prática do Ministério do Trabalho é semelhante à adotada pela Petrobras em 2009. Na época, em meio a denúncias de desvios de recursos, a Petrobras criou um blog para publicar as respostas às demandas da imprensa. Inicialmente, o blog chegou a publicar informações sobre apurações em andamento. Entidades como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiaram a postura da Petrobrás. A empresa então mudou de postura e hoje só divulga as respostas após a publicação da referida reportagem.

Tudo o que sabemos sobre:

Ministério do Trabalho

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.