PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Lula sobre vazamento de mensagens: 'Os EUA fazem as bobagens que todo o mundo faz'

Tânia Monteiro, da Sucursal de Brasília

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

Dois dias depois de ter classificado como "insignificantes" as mensagens diplomáticas de embaixadores norte-americanos vazadas pelo site WikiLeaks, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista às rádios comunitárias, que o governo dos Estados Unidos faz "bobagem" como todo mundo, acrescentando que isso mostra que eles não são superiores a ninguém. "Você vê o que está acontecendo agora com esses telegramas do governo americano... Estão desnudando uma sabedoria de que os americanos são melhores do que os outros. Fazem as bobagens que todo mundo faz" , declarou Lula, ironizando as publicações na internet, no momento em que defendia a existência de regras para a regulação da mídia.

PUBLICIDADE

Presidente ironizou as publicações na internet. Foto: Celso Junior/AE

A reprodução das mensagens está causando grandes prejuízos diplomáticos aos Estados Unidos e obrigando vários dos personagens envolvidos a se explicarem sobre comentários feitos em relação a terceiros para reduzir os embaraços. Por conta dos vazamentos, a Casa Branca ontem se esforçava em informar que as mensagens divulgadas pelo WikiLeaks não representavam posição dos Estados Unidos, nem decisões de política externa. O WikiLeaks, que também se hospeda no servidor Amazon.com, foi retirado da internet por pressão do governo norte-americano.

As mensagens atingem os mais diferentes líderes mundiais. A chanceler Ângela Merkel, por exemplo, foi chamada de líder sem imaginação e avessa ao risco. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, recebeu a qualificação de suscetível e autoritário. As mensagens falam ainda na preocupação do governo brasileiro com risco de ataques terroristas nas Olimpíadas de 2016.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.