PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Lula diz que PT vai manter aliança com PSB

José Maria Tomazela, de O Estado de S.Paulo

Por Lilian Venturini
Atualização:

SÃO BERNARDO DO CAMPO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo, 7, que, independentemente do resultado das eleições, o PT vai manter a aliança com o PSB de Eduardo Campos, governador de Pernambuco. "O PSB continua sendo nosso aliado", disse Lula. "As pessoas tentaram transformar uma divergência de Recife numa divergência nacional e não existe essa hipótese." Campos lançou candidato próprio, Geraldo Júlio, contra o candidato do PT, o ex-ministro Humberto Costa, o que contrariou os petistas e o próprio Lula.

Sobre a possível candidatura do próprio Eduardo Campos nas eleições presidenciais de 2014, Lula disse que, se isso ocorrer, o PT vai respeitar, mas ele deixou claro o que espera: que o partido aliado esteja com o PT na campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff. "Respeito se o PSB quiser candidatura própria porque foi assim que o PT se consolidou, mas continuaremos sendo aliados. Tenho certeza de que nos grandes projetos brasileiros vamos estar juntos", disse.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Boca de urna. O ex-presidente votou Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araujo, em São Bernardo, na companhia da esposa Marisa Letícia e do prefeito e candidato à reeleição Luis Marinho, a quem declarou o voto. Cerca de 300 simpatizantes lotaram o ginásio para ver Lula - foi necessário improvisar um cordão de isolamento com barreiras metálicas.

Do lado de fora, cabos eleitorais ignoravam a lei eleitoral e distribuíam santinhos. Um casal que ocupava o Gol vermelho, com placas de São Bernardo do Campo, entregava santinhos do filho do ex-presidente, Marcos Lula, a dez metros do portão de entrada. "Quem disse que não pode?", retrucou o homem, ao ser abordado. Policiais militares que davam apoio à chegada de Lula com o ex-prefeito disseram estar orientados para conduzir a uma unidade policial quem fosse flagrado fazendo boca de urna, mas ninguém foi detido.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.