PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Índice de abstenção é preocupante, diz presidente do TSE

Mariângela Gallucci, de O Estado de S. Paulo

Por João Coscelli
Atualização:

BRASÍLIA - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, afirmou neste domingo, 28, que é preocupante o índice de abstenção registrado nas eleições municipais de 2012. De acordo com informações do TSE, 19,11% do eleitorado não apareceu para votar. No primeiro turno, a abstenção tinha sido de 16,41%.

PUBLICIDADE

"Cabe agora aos órgãos da Justiça Eleitoral e aos cientistas políticos fazerem uma avaliação", disse a ministra durante rápida entrevista coletiva a jornalistas concedida na sede do TSE às 20 horas, quando 98% dos votos já estavam totalizados. "Toda abstenção não é boa", completou.

Até a diplomação dos eleitos, o TSE terá de julgarrecursos que tratam dos registros dos candidatos. Dos mais de 8 mil processos que chegaram ao tribunal, 65% foram decididos até agora pela Corte.

Também integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia evitou falar sobre o processo do mensalão ao ser perguntada sobre o fato de o colega de STF Ricardo Lewandowski ter sido hostilizado no local de votação. Revisor do processo do mensalão e autor de votos pela absolvição de alguns réus, Lewandowski ouviu críticas de eleitores e até de um mesário. Ela disse que lamenta reações violentas a agentes públicos ou particulares que emitem suas opiniões.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.